Publicidade

07 de Março de 2014 - 06:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

A vacina contra o papiloma vírus humano (HPV) começa a ser distribuída gratuitamente pelo SUS para adolescentes entre 11 e 13 anos, a partir da próxima segunda-feira (10). A imunização é umas das principais formas de prevenção do câncer de colo de útero. Neste ano, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima o surgimento de 15 mil novos casos da doença e cerca de 4.800 óbitos.

A expectativa é de que 509 mil adolescentes sejam vacinadas em Minas Gerais. Cada uma precisa tomar três doses, sendo que a segunda dose deve ser aplicada seis meses após a primeira imunização, e a terceira é ministrada após cinco anos. As ações terão início nas escolas das redes estadual e privada, seguindo então para as escolas municipais e para as unidades de atenção primária à saúde (Uaps). Segundo a enfermeira do Setor de Imunização da Secretaria de Saúde Juliana Faria, a vacina é mais efetiva quando aplicada antes do início da vida sexual, por isso, a escolha dessa faixa etária.

Em 2015, as vacinas serão oferecidas para as adolescentes de 9 a 11 anos. Já a partir de 2016, a imunização terá como foco meninas de 9 anos.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você escolhe seu candidato através de: