Publicidade

07 de Março de 2014 - 13:51

Por Tribuna

Compartilhar
 
Dia amanheceu com sol e poucas nuvens
Dia amanheceu com sol e poucas nuvens

Atualizada às 15h08

Juiz de Fora teve rajadas de vento de até 82,8km/h durante o temporal na noite dessa quinta-feira (6), conforme registrado às 21h, na Estação Automática do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) da UFJF. Essa velocidade é considerada tempestade e pode causar danos. Apesar disso, a assessoria de comunicação da Defesa Civil informou que o órgão não registrou ocorrências. O volume de água também não foi grande. De meio-dia de quinta até às 2h desta sexta, foram 17,4mm de chuva. Às 21h, no momento de ventania mais forte, houve o maior volume de água: 4,8mm, considerada uma precipitação fraca.

Segundo a assessoria de comunicação da Cemig, o temporal causou a queda de uma árvore de grande porte na fiação elétrica na altura da Garganta do Dilermando, Zona Nordeste, por volta das 20h. Por causa disso, 4.500 clientes dos bairros Bandeirantes e Quintas da Avenida ficaram três horas e meia sem energia. Já na Avenida Rio Branco, na altura do Bairro Cruzeiro do Sul, na região Sul, 150 clientes também ficaram sem luz por causa do rompimento de um cabo. Moradores reclamam que a situação durou mais de 12 horas. A companhia de energia informou que os reparos nesta área foram iniciados às 5h desta sexta e já estão concluídos.

A sexta-feira (7) amanheceu ensolarada com temperaturas de 20,6 graus às 9h, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Durante a madrugada, os termômetros chegaram a marcar 15,8 graus. Apesar da manhã com sol, a previsão é de mais precipitação para esta sexta, já que a probabilidade de pancadas de chuva com trovoadas é de 90%, segundo o Centro de Previsão de Tempo e Pesquisas Espaciais (Cptec). A máxima prevista para hoje é de 27 graus.

Segundo a meteorologista do 5º Distrito do Inmet Anete Fernandes, as chuvas são características do verão, mas devem se estender até meados de abril, ainda depois do final da estação. No entanto, desde essa quinta, as precipitações têm sido acentuadas pela passagem de uma frente fria no litoral Sudeste. "A frente fria favoreceu a instabilidade, causando chuvas fortes em diversas regiões do estado. Esta situação deve persistir no final de semana". No sábado e domingo, as temperaturas devem oscilar entre 18 e 26 graus.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a retirada das pinturas de Lucio Rodrigues dos pontos de ônibus?