JF. terça-feira 27 jun 2017
OUÇA AGORA
Publicidade


Painel 27-06-17

No páreo

Em entrevista à Rádio CBN Juiz de Fora, o ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda reafirmou sua intenção de disputar o Governo de Minas, postulação que, segundo ele, passa diretamente pelo comando nacional. Na semana passada, o presidente da legenda, Carlos Siqueira, disse que o PSB tem a pretensão de ter um candidato em Minas e que este nome seria o de Lacerda. E ele já está em campo, desenvolvendo uma série de ações pelo interior do estado. Ex-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, Marcio continua conversando com os dirigentes municipais e defendendo o que chama de nova política, pela qual as cidades têm maior protagonismo, da mesma forma que devem ser áreas prioritárias nos repasses dos recursos dos estados e da União.

Retomada

O advogado Vítor Valverde deve reassumir, em meados do mês que vem, a presidência do diretório municipal do PDT, hoje ocupada por Inácio Castañon, que deve continuar fazendo parte da Executiva do partido. Valverde, dessa forma, também amplia suas ações na região no mesmo momento em que articula sua candidatura a deputado estadual. Ligado ao ex-prefeito de BH Marcio Lacerda, ele tem sido companhia constante no seu périplo por Minas.

Água fria

O relator da reforma política na Câmara, deputado Vicente Cândido (PT-SP), praticamente jogou uma ducha de água fria no debate sobre a reforma política. Nessa segunda-feira, em encontro com empresários, disse que não está encontrando apoio suficiente entre os parlamentares para que mudanças significativas nas regras eleitorais sejam aplicadas em 2018. Provavelmente, cláusula de barreira, fim das coligações e distrital só ficarão para 2020 ou 2022.

Revezamento

Resolução do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso publicada no Diário Oficial do município definiu a alternância na Mesa Diretora entre a sociedade civil e o Governo. Pela decisão, a presidência será exercida por Lidiane Charbel Souza Peres, representante da sociedade civil – Conselho Regional de Serviço Seccional de Juiz de Fora – tendo como vice-presidente Amarildo Poggianella, da Secretaria de Governo, como representante governamental. A primeira secretaria está sob responsabilidade de Raphaela Receputi da Silva, do Instituto de Educação e Cidadania, como representante da sociedade civil, enquanto Vera Lúcia de Castro, da Secretaria de Governo, será a segunda secretária como representante governamental.

Painel 25-06-2017

Figura em ascensão
O deputado Rodrigo Pacheco (PMDB) tem sido considerado um dos prováveis nomes que o PMDB apresentará em sua convenção como candidato a governador em 2018. Presidente da poderosa Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Federal, o parlamentar tem transitado em vários gabinetes com grande desenvoltura. Além disso, amplia seu trânsito com prefeitos de Minas, entre eles Bruno Siqueira. Ele disputou a Prefeitura de Belo Horizonte e sua performance foi considerada positiva. Como o deputado Adalclever Lopes está de olho no Senado, Pacheco poderá ter suas bênçãos para enfrentar o atual vice-governador Toninho Andrada na hora da indicação.

Duas vagas
Na disputa para a Assembleia, em vez de uma, podem ser abertas duas vagas entre os candidatos. Embora tenha dito que vai ouvir suas bases, o deputado Noraldino Júnior entendeu o recado do presidente nacional do PSC, Pastor Everaldo Pereira, e deve mesmo disputar uma vaga na Câmara Federal. Só que, além dele, o deputado Lafayette Andrada também é nome certo para tentar um espaço em Brasília. A decisão em família já foi tomada e ele está em plena ação.

Encontro de contas
Lafayette tem dado ênfase a ações envolvendo prefeitos municipais. Na quarta-feira (22), na condição de vice-presidente da Assembleia, esteve em Brasília acompanhado de uma comitiva mineira para encontro com o deputado Rodrigo Maia, na ocasião presidente da República em exercício. Na pauta, o encontro de contas. Lafayette é autor do projeto de lei 418/17 que pretende garantir o repasse de 25% do montante para os municípios quando for efetivada a compensação.

Ações nos bastidores
O encontro do governador Fernando Pimentel com o CEO da M.Dias Branco, Ivens Júnior, na tarde de quinta-feira, em Belo Horizonte, passou por várias articulações, algumas delas desenvolvidas em Tiradentes, entre 8 e 11 de junho, quando ocorreu o Conexão Empresarial, evento organizado pelo jornalista Paulo César Oliveira. Com autorização do prefeito Bruno Siqueira, o secretário de Desenvolvimento João Mattos falou várias vezes com assessores diretos do governador. Outros atores também estiveram em curso, como dirigentes da Fiemg, que mostraram a Pimentel a importância do empreendimento não só para Juiz de Fora, mas para o estado. A conversa foi melhor do que o esperado.

Painel 24-06-2017

Fundo de campanha

A aprovação do Fundo Partidário é apenas uma questão de tempo. Por ele, os partidos poderão financiar suas campanhas políticas sem recorrerem ao capital privado, sobretudo das empresas, ora proibido por lei. A deputada Margarida Salomão acredita que, além dessa proposta, devem ser aprovados pelo Congresso o fim das coligações partidárias e a cláusula de barreira. Mas o que ela mais teme – e que tem expressivo respaldo entre os parlamentares – é o distritão, modelo pelo qual seriam eleitos os candidatos mais votados. Na avaliação da deputada, tal medida será um caos para os partidos, pois corta o vínculo destes com os eleitores. A deputada lamenta, mas admite, por avaliação dos bastidores da Câmara, que a ideia agrada os parlamentares, especialmente dos partidos de menor porte, que já se elegem por conta de seu prestígio pessoal.

Futuro político

O cenário de incerteza política tem dado margem a especulações sobre o futuro de diversas lideranças, entre elas o deputado Marcus Pestana. Como ele próprio já falou sobre o tema diversas vezes, sua performance nas urnas de Juiz de Fora é aquém do trabalho que faz para o município, e, no interior do estado, onde tem obtido suas maiores votações, o quadro mudou com a saída dos tucanos do Governo e com o desgaste do senador afastado Aécio Neves. Está por conta própria daqui por diante.

Sustentabilidade

Com a presença do ex-deputado e vice-presidente da legenda em Belo Horizonte, Ronaldo Vasconcellos, a Rede Sustentabilidade promove hoje, das 8h30 ao meio-dia, no Anfiteatro João Carriço, uma “Jornada de debates sobre a temática Juiz de Fora sustentável”. A meta é avaliar “que cidade estamos construindo? Que política queremos praticar; que destino estamos dando ao nosso lixo?”, além de construir um plano diretor sustentável.

Duplicação

A duplicação da rodovia BR-040 em Minas Gerais, em direção a Belo Horizonte, ainda depende dos repasses de titularidade das licenças ambientais para a concessionária Via-040. A situação foi discutida na última quinta-feira (22), durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). De acordo com a ANTT, as licenças ainda estão na posse da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), ligada ao Ministério dos Transportes, e o prazo para o início das obras só começará a ser contado quando este trâmite burocrático for vencido. A concessionária não enviou representantes à audiência, que contou com a participação de prefeitos da região metropolitana e membros do Instituto Estadual de Florestas (IEF), além da ANTT.

Painel 23-06-17

Encontro com Pimentel

O governador Fernando Pimentel recebeu ontem em seu gabinete o empresário Francisco Ivens Júnior, CEO da indústria de alimentos M.Dias Branco, prestes a se instalar em Juiz de Fora. Como destacou o prefeito Bruno Siqueira, por meio de sua página no Facebook, foi possível assegurar o início do processo licitatório para a construção do acesso entre a BR-040 e a entrada do local onde será erguida a indústria e que posteriormente terá ligação até o Porto Seco, em Dias Tavares. Desde o início das negociações e compra do terreno – já consumada -, os empresários consideravam a obra estratégica para a logística do grupo. A primeira etapa da estrada está orçada em cerca de R$ 7 milhões. Todos os participantes saíram otimistas da reunião, que teria superado todas as expectativas.

Para a Câmara

Em entrevista à Rádio CBN Juiz de Fora, o pastor Everaldo Pereira, presidente nacional do PSC, garantiu que o deputado Noraldino Júnior, em vez de tentar se reeleger para a Assembleia Legislativa, vai disputar uma cadeira na Câmara Federal. Segundo ele, o parlamentar, que hoje preside o diretório estadual, terá todo respaldo da cúpula, pois é considerado um dos mais importantes quadros para a legenda. Ele revelou que, além de eleger Noraldino, o partido trabalha com a perspectiva de eleger mais dois deputados.

Ainda é cedo

Em nota, o deputado Noraldino Júnior se mostrou lisonjeado com a proposta do presidente do diretório nacional, mas destacou que a decisão de ser candidato a deputado federal depende, primeiramente, de ouvir seus eleitores, “para saber de que forma posso ser mais útil para a minha cidade, minha região, para o estado de Minas Gerais, para as bandeiras e causas que defendo”. Ele adiantou, ainda, que quer ouvir o seu grupo político e discutir com o partido para, só aí, tomar sua decisão.

Informações e audiência

Depois de levantar o número de acidentes envolvendo a frota terceirizada do Demlurb, o vereador Adriano Miranda encaminhou ao secretário Jefferson Rodrigues, titular do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (Demlurb), pedido de informação sobre o tamanho da frota, o percentual de quantos veículos estão ativos e qual o volume dos que estão em manutenção. Coincidentemente, na quarta-feira (21), ocorreu um acidente envolvendo um caminhão do Departamento em pleno Centro da cidade. Veja detalhes nas páginas 6 e 7 desta edição. O caso deve ser tema de audiência pública a pedido do próprio vereador.

Publicidade

Top