JF. quarta-feira 26 abr 2017
OUÇA AGORA
Publicidade


Painel 26-04-17

Governo itinerante

O secretário extraordinário de Fóruns Regionais, Wadson Ribeiro, anunciou a realização do Governo itinerante, pelo qual a sede da administração estadual se instala, por um dia, nas cidades-sedes dos 17 territórios de desenvolvimento dos fóruns regionais, com a presença do governador Fernando Pimentel e do secretariado, cumprindo uma jornada de trabalho normal. Numa primeira etapa, a sede será no Triângulo, passando depois para Viçosa e Alfenas. Em seguida, os municípios de Nanuque, Salinas, Frutal, Abaeté e João Pinheiro. O cronograma dos outros territórios, entre eles Juiz de Fora, será divulgado posteriormente.

 

Treinamento

Em Ituiutaba, a primeira cidade a ser visitada, será lançada, no dia 4 de maio, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e Integração Regional, a Rede de Desenvolvimento Institucional de Capacitação. Trata-se de um projeto em que é oferecida aos servidores das prefeituras qualificação técnica nas áreas de saneamento básico, regularização fundiária urbana, planejamento das cidades, consórcios públicos, convênios, infraestrutura urbana e habitação.

 

Inocentado

Da mesma forma que aconteceu na Polícia Civil, investigação da própria Polícia Militar isentou de qualquer culpa o oficial acusado de ter pedido R$ 2 mil a proprietários de postos de gasolina para instalação de unidades de segurança. O Relatório de Investigação Preliminar, presidido pelo tenente-coronel Lúcio Mauro Campos, do 21º Batalhão de Polícia Militar, considerou as denúncias improcedentes, isentando de qualquer culpa o militar. O pedido de arquivamento será comunicado à 15ª Curadoria de Controle Externo da Atividade Policial.

 

Contra a pedofilia

A vereadora Sheila Oliveira, que por ofício profissional é delegada da Polícia Civil, quer levar para o Legislativo a discussão sobre pedofilia e exploração sexual de crianças e adolescentes. Ela apresentou proposta de criação da Comissão Especial de Combate à Pedofilia. Na justificativa, disse que “grave como a violência é o muro de silêncio que cerca essa situação, construído pela indiferença da sociedade e pela cultura da impunidade dos agressores, o que se constitui em nova forma de violação às suas vítimas. Os crimes marcam profundamente as vítimas e familiares, podendo trazer consequências brutais para sua vida, como o uso de drogas, a gravidez precoce indesejada, distúrbios de comportamento, condutas antissociais e infecções por doenças sexualmente transmissíveis”.

Painel 24-04-17

Mérito Legislativo

O Mérito Legislativo, a ser entregue no dia 27, já definiu os homenageados. São eles: Anderson Abrantes Lamas – Indústria; Antônio Carlos Duarte – Cultura; Alexandre Nocelli – Segurança Pública; Célia Barbosa Rodrigues – Filantropia e Assistência Social; Euler de Carvalho Duarte Filho – Transporte; Érica Salazar – Comunicação; Gilberto Alves – Esporte; Ilma de Castro Barros e Salgado – Educação; Ione Maria Moreira Dias Barbosa – Mérito Excepcional; Kênia Juliane Demerval – Meio Ambiente; Luciano da Silva Fontainha – Direitos Humanos; Odilon de Rezende Barbosa Filho – Agropecuária; Patrus Ananias de Souza – Política; Dr. Paulo Tristão Machado Júnior – Justiça; Paulo Sérgio Duque Delgado – Mérito Excepcional; Ricardo Campello da Conceição – Saúde; Rafael Gomes de Oliveira – Mérito Excepcional; Sebastião Gonçalves Barbosa – Mérito Excepcional; TCR Diagnóstico por Imagem – Comércio e Serviços e William Cleber Domingues Silva – Turismo.

Audiência

A pedido do líder do Governo, vereador José Márcio, a Câmara realiza audiência pública, hoje, para tratar do Código Sanitário do Município. Ele já está tramitando no Legislativo por meio de mensagem, que deve entrar na pauta nas próximas reuniões. São convidados os secretários de Governo, de Saúde, Conselho Municipal de Saúde, subsecretário de Vigilância em Saúde, Departamento de Vigilância Sanitária e supervisor de Estabelecimentos da Vigilância Sanitária.

Frente nacional

O prefeito Bruno Siqueira participa, desde ontem, do encontro da Frente Nacional de Prefeitos, em Brasília, ocasião em que será eleita a nova diretoria da entidade. O atual presidente, Marcio Lacerda, passa o cargo, uma vez que não está mais à frente da Prefeitura de Belo Horizonte. A sucessão deve ocorrer em chapa única, encabeçada pelo prefeito de Campinas, Jonas Donizette. O prefeito de Juiz de Fora deve ocupar uma das vice-presidências.

Com Bolsonaro

O vereador Charlles Evangelista foi um dos oradores em recente comício que o deputado Jair Bolsonaro realizou no Rio de Janeiro. No vídeo, que ele próprio distribuiu para o grupo de vereadores e também postou na sua página no Facebook, diz aguardar a visita do deputado a Juiz de Fora, além de lembrar que entrou na política por causa do parlamentar. Depois de se identificar como vereador, enfatizou sua luta contra o Partido dos Trabalhadores e disse aguardar a prisão de Lula, a quem classificou como “diabo barbudo”. Charlles é filho do ex-vereador Chico Evangelista, que, por ironia, disputou como vice na chapa da petista Margarida Salomão.

22-04-17 – Painel

Depende de Aécio

O futuro do senador Aécio Neves é a pedra de toque nas discussões em torno dos possíveis candidatos a governador. Como o ex-governador Antonio Anastasia está disposto a fazer de seu mandato de senador a sua última experiência nas urnas, as discussões correm em torno de possíveis nomes caso o próprio Aécio queira buscar outros caminhos. O PSDB trabalha com Dinis Pinheiro, mas ele depende de conquistar a própria legenda; o PMDB tem o vice-governador Antônio Andrade, hoje na expectativa de poder em relação a Fernando Pimentel, mas depende da disputa interna que trava com o presidente da Assembleia, Adalclever Lopes.

Plano B

O Partido dos Trabalhadores tem o próprio Pimentel como nome a disputar o Palácio da Liberdade. Um eventual afastamento pode deixar a legenda em dificuldade, já que não há Plano B. Pimentel depende do Supremo, que analisa o caso do Superior Tribunal de Justiça, no qual um processo de sua pauta aguarda autorização da Assembleia. O PSB trabalha com Marcio Lacerda, já em plena jornada pelo interior mineiro.

Para o Senado
O cenário de dúvidas também alcança a disputa pelo Senado. Como serão duas vagas, os pretendentes estão em campo, embora alguns ainda dependam de desdobramentos em suas próprias bases. O nome do prefeito Bruno Siqueira entra na lista, mas ele mantém-se em silêncio. Seu mentor, Itamar Franco, saiu da Prefeitura no segundo mandato para enfrentar o senador José Augusto, da Arena. Desligou-se do cargo no apagar das luzes e ganhou a eleição.

Moção de aplauso

Em tempos em que os frigoríficos, especialmente do Sul, são colocados em xeque, o vereador Luiz Octavio Pardal apresentou moção de aplauso, na sessão da Câmara, na sexta-feira, para a empresa Fripai Alimentos. Considerada uma das maiores de Minas no ramo alimentício, passou com méritos por inspeção do Ministério da Agricultura, podendo aumentar, assim, a sua carta de exportação.

Mobilidade

O vereador Adriano Miranda vai apresentar projeto, ainda na fase de elaboração, que trata da mobilidade urbana em Juiz de Fora envolvendo as passagens de nível. O material está sendo produzido em parceria com a MRS e deve ser lido em plenário na primeira quinzena do mês que vem. O conteúdo não foi antecipado, mas a segurança nas passagens tem sido uma discussão permanente na cidade por conta do número de ocorrências que são registradas todos os meses.

 

 

 

 

 

Painel 21-04-2017

Dia dos mártires

O 21 de abril, comemorado como Dia da Inconfidência, e que em Minas é motivo de celebração especial em Ouro Preto, já não sinaliza mais apenas para a morte do alferes. Nesta mesma data, em 1985, foi confirmada a morte de Tancredo Neves, internado em estado grave desde o dia da posse, prevista para 15 de janeiro, que ele não tomou. Se hoje estivese vivo, o ex-presidente estaria estarrecido com as investigações da Lava Jato, que colocam em xeque lideranças de todos os partidos, inclusive seu neto Aécio, que ele esperava um dia ver na Presidência da República.

Incomodados

Lideranças estaduais continuam incomodadas com o tal convite para o evento de segunda-feira passada, na Câmara Municipal, quando se discutiu a segurança pública na região. As assessorias dos deputados Antônio Jorge Marques e Lafayette Andrada insistem em apontar que não receberam convites. Mesmo diante da informação da Câmara de ter feito o encaminhamento da correspondência via e-mail, garantem que essa mensagem não chegou aos gabinetes.

Outra chance

Como haverá novo encontro, o que se avalia é o passo seguinte, isto é, os deputados – previamente convidados – devem participar, pois são estratégicos nessa discussão. Tanto Lafayette Andrada quanto Antônio Jorge Marques foram secretários de Estado e conhecem os bastidores do poder em Belo Horizonte. Antes, já no dia 27, os membros da Comissão de Segurança da Câmara serão recebidos pelo secretário de Segurança, Sérgio Barbosa Menezes, para tratar do sucateamento da Polícia Civil.

Desconforto

A vinda a Juiz de Fora do diretor de Recursos da Codemig, Zito Vieira, causou desconforto em Belo Horizonte. O que se dizia nos bastidores é que ele não tinha autonomia para tratar de assuntos como o “Voe Minas” e a ocupação do Expominas. Mas ocorreu justamente o contrário. Acompanhado de correligionários do PCdoB, partido que o indicou para o posto, ele falou sobre todos os temas com desenvoltura. As indicações políticas, com frequência, causam ruídos entre os funcionários de carreira.

Publicidade

Top