Começa hoje conferência de educação
A Conferência Municipal de Educação tem início hoje em Juiz de Fora, com abertura marcada para as 19h no auditório do novo prédio do Instituto de Ciências Humanas (ICH) da UFJF. Conforme informações da Prefeitura, o evento, que vai se estender para o sábado e o domingo, será responsável por formatar o anteprojeto do Plano Municipal de Educação (PME). O documento deverá ser entregue ao Executivo, que irá encaminhar ao Legislativo para realização das adequações necessárias, e retorná-lo para sanção do prefeito.
A proposta da conferência é democratizar a formatação do PME, cujo documento base foi preparado pelo Fórum Municipal de Educação (FME), desde o início das reuniões, em junho deste ano. O evento possui caráter deliberativo e contará com participação de representantes de órgãos públicos, comunidade educacional e organizações da sociedade civil. Hoje acontece a abertura oficial e aprovação do regimento da conferência. Amanhã, as propostas feitas pelas escolas e pelas organizações com relação às 18 metas do plano serão apresentadas e votadas pelos participantes. Já no domingo, as votações continuam, e o documento será finalizado.
Desde a homologação do Plano Nacional de Educação (PNE), Lei Federal 13.005/14, em junho de 2014, estados e municípios estão sendo convocados a construir ou adequar seus planos ao nacional, dentro do período de um ano. Entre os objetivos do PNE estão a ampliação do acesso, desde a educação infantil até o ensino superior, melhorar a qualidade do ensino para que os estudantes tenham o nível de conhecimento esperado em cada idade e a valorização dos professores. O PME em Juiz de Fora começou a ser estudado em agosto do ano passado. Dentre as ações, foram feitos análise das metas, diagnóstico do panorama da educação no município e palestras.









