Comércio de JF tem ‘Black Friday’
A quinta edição da Black Friday no Brasil, ação em que o comércio oferece grandes descontos aos consumidores, seguindo o dia de liquidação adotado nos Estados Unidos, ganhou força em Juiz de Fora. Na cidade, o número de lojas que aderiu ao movimento cresceu este ano, e elas prometem produtos com preços até 85% mais baratos. A duração também será maior. Esperado para acontecer apenas durante o dia de hoje nas lojas virtuais e no comércio norte-americano, as promoções locais foram antecipadas para ontem e seguem até domingo, dia 30 de novembro. Para o Sindicato do Comércio (Sindicomércio-JF), esta é uma boa oportunidade para o setor começar com o pé direito as vendas de Natal e melhorar os resultados deste ano.
A ação abrange lojas de diferentes segmentos, localizadas em shoppings e no comércio de rua. Pela primeira vez o Independência Shopping participa da campanha. Serão mais de 90 estabelecimentos oferecendo produtos com até 85% de desconto. Para atender aos clientes, o local terá horário diferenciado, mantendo as portas abertas até às 23h hoje e amanhã. No domingo, as lojas funcionam normalmente, a partir das 13h. “Esperamos grande crescimento no movimento, pois se trata da maior liquidação do ano”, declarou a assessoria.
As expectativas são positivas no Santa Cruz Shopping, que também estreia na Black Friday este ano. Conforme o setor de marketing do empreendimento, todas as lojas participam da campanha e oferecem redução de até 70% dos preços de produtos.
Nas ruas, o comércio também se preparou para a data. Desde ontem, a decoração com cortinas pretas, balões e adesivos nas lojas chamavam a atenção dos consumidores para a ação. O horário de funcionamento foi alterado em alguns estabelecimentos. Hoje, as lojas Ponto Frio e Casas Bahia, por exemplo, abrem às 7h, uma hora mais cedo em relação ao expediente em dias normais. “A Black Friday é uma ação muito forte de vendas. Em 2013, registramos recorde histórico em nossas lojas físicas”, afirma a assessoria da Via Varejo, responsável por ambas as marcas. Artigos de telefonia, móveis e linha branca foram os mais vendidos no ano passado.
A assessoria do Magazine Luiza informou que a data já “está consolidada como uma das mais importantes do varejo nacional”. Em Juiz de Fora, centenas de produtos serão oferecidos até pela metade do preço. “Temos nos preparado com bastante antecedência para realizar as melhores ofertas e um ótimo atendimento ao cliente, por isso estamos muito otimistas”, declara a diretora de marketing multicanal, Ilca Sierra.
No La Rocca, desde ontem é realizado o evento “Liquida moda Black Friday” com a participação de mais de 40 marcas dos setores de vestuário, acessórios, calçados e cama, mesa e banho. O evento segue até domingo.
Comum ao comércio de bens duráveis, Juiz de Fora irá inovar na Black Friday. O supermercado Bahamas também estreia na campanha este ano. Com a ação, a rede espera crescer 30% as vendas. Todas as lojas terão produtos com preços até 50% mais baratos.