Publicidade

07 de Dezembro de 2013 - 07:00

Liga Independente das Escolas de Samba lança CD com sambas-enredos de 2014

Por MAURO MORAIS

Compartilhar
 

Mesmo com quadras interditadas, a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesjuf) comprometeu-se a desfilar em 2014, e o primeiro passo será dado hoje, às 20h, com o lançamento do CD contendo todos os sambas-enredos apresentados na passarela do samba nos dias 22 e 23 de fevereiro do próximo ano. "Esse disco serve para perpetuar a obra de nossos compositores para o acesso de futuras gerações", comenta o diretor de comunicação da liga, Fernando Luiz Baldioti. A festa, que acontecerá na quadra da Partido Alto, será aberta pelo músico Edimar Augusto e contará com a desenvoltura das baterias das agremiações carnavalescas Rivais da Primavera, Partido Alto e Mocidade Alegre.

Segundo Baldioti, cada agremiação receberá uma quantidade de CDs, e outra parte será comercializada no Museu do Disco, com renda revertida para a liga. "A qualidade este ano aumentou muito, tanto em relação às letras, quanto na melodia", afirma. Seguindo uma ordem já estabelecida, as escolas apresentarão seus sambas, começando pela Vale do Paraibuna. Em seguida cantarão, Partido Alto, Unidos das Vilas do Retiro, União das Cores, Rivais da Primavera, Acadêmicos do Manoel Honório, Feliz Lembrança, Mocidade Alegre, Juventude Imperial, Mocidade Independente Bairro Progresso, Turunas do Riachuelo, Real Grandeza e Unidos do Ladeira.

Do Rio de Janeiro à mata do Krambeck, diferentes histórias serão contadas no carnaval 2014 de Juiz de Fora. Bicampeã pelo Grupo A, a Unidos do Ladeira viaja para o Sul do Brasil para fazer seu carnaval, com o enredo "Revolução Farroupilha - A saga de coragem do povo riograndense". Vice-campeã por dois anos consecutivos, a Real Grandeza aposta na escravidão, com o tema "Um grito de liberdade - Uma avenida que ganha vida no carnaval". A Juventude Imperial, vencedora do Grupo B esse ano, segue a mesma linha, com "Aqualtune, a princesa guerreira negra dos Palmares". Homenageando a Mocidade Independente de Padre Miguel, a Mocidade do Progresso canta "Sonhar não custa nada…com a Mocidade você pode mais", enquanto a Mocidade Alegre louva a capital fluminense, com o enredo "Rio, cidade de encantos mil, berço do samba e futebol do meu Brasil". Única escola do Grupo A a falar da própria cidade, a tradicional Turunas do Riachuelo apresenta "Krambeck, a mata que virou jardim".

De acordo com Fernando Baldioti, todas as escolas estão trabalhando bastante. Na próxima semana, o regulamento dos desfiles será definido. "A Turunas já conseguiu a liberação, e as outras escolas estão negociando. Todo mundo está correndo para trabalhar ainda mais e melhor com as quadras abertas", pontua, destacando a prorrogação do prazo de inscrição para o concurso à rainha do carnaval e rei Momo. Os interessados em concorrer aos títulos poderão se inscrever até o dia 23 de dezembro na sede da Funalfa (Av. Rio Branco 2.234 - Centro), de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h30 às 17h30.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você pretende substituir o ovo de Páscoa por outros produtos em função do preço?