Publicidade

21 de Fevereiro de 2014 - 04:00

Bloco das Domésticas, que desfila amanhã, brinca com a lei que concedeu mais direitos às trabalhadoras do lar

Por RENATA DELAGE

Compartilhar
 
Fantasias mostram a evolução das empregadas
Fantasias mostram a evolução das empregadas

Salário mínimo, jornada de oito horas diárias, hora extra, adicional noturno e seguro-desemprego são alguns dos direitos adquiridos por elas em 2013 e que servem de enredo ao desfile de um dos blocos mais queridos e tradicionais da cidade, o Domésticas de Luxo. Abordando "A PEC das domésticas", as pretinhas realizam seu 56º desfile afirmando que, mais do que nunca, as domésticas viraram artigo de luxo.

Para contar a história da proposta de emenda condicional que deu o que falar com muito bom humor, as Domésticas se concentram, a partir das 10h desse sábado, no Parque Halfeld, de onde sairão às 14h, passeando pelo Calçadão da Rua Halfeld até a Praça da Estação, para, por fim, chegarem à Praça Antônio Carlos. Acompanhando os intérpretes José Geraldo e Gerson Luiz, estarão Gilmar Campos, no cavaco, e a bateria do Cacique de Lins - do Bairro Linhares -, regida pelo mestre Kin.

"Serão distribuídos, como sempre, leques de papel com o samba-enredo na hora do desfile. O samba é curtinho, fácil de decorar. Com certeza o pessoal vai cantar com os integrantes", aposta o vice-presidente e diretor de marketing, Odério Filho, que assina o samba ao lado de Jânio Eust. "Bye-bye tristeza/beijim-beijim./Tá promulgado no plenário popular/a PEC que nos fez assim./Agora só quem tem pode pagar", diz a letra.

Para acompanhar a evolução das empregadas domésticas, as fantasias também retratam a modernização da classe. "Começamos com aquela roupinha de chita, da doméstica que vem do interior, depois passamos à mais tradicional, os uniformes, para chegarmos à mais sofisticada, com bastante brilho, tipo 'empreguete'", conta o vice-presidente.

De 160 a 170 integrantes devidamente paramentados farão parte do bloco caricato, que ainda conta com 40 componentes da bateria e com o público que sempre acompanha a festa. "Como o bom brasileiro deixa tudo para a última hora, tivemos que estender a venda de fantasias", conta. Mais uma vez, o bloco tem a presença não só de juiz-foranos, mas também de foliões de outras cidades e estados. "Como sempre desfilamos no sábado antes do carnaval, as pessoas já se programam para participar. Temos integrantes de Brasília e até de Angola. E já abrimos inscrições para 2015!"

Um dos destaques do ano é a participação de um dos fundadores do bloco, Alberto Esteves dos Reis, que há alguns anos não se fantasiava. "Ele só usava a blusa da diretoria, mas nesse ano vai sair de pretinha", brinca Odério. Outros componentes antigos também desfilarão. "Alguns não saíam há 30 anos. Isso é muito legal, porque mostra o carinho que a cidade tem com o bloco e com a sua história."

Além de Juiz de Fora, as Domésticas de Luxo marcarão presença em outros carnavais da região, desfilando em Aracitaba, Pequeri, Pedro Teixeira e São Vicente de Minas.

 

DOMÉSTICAS DE LUXO

 

Concentração, a partir das 10h, no Parque Halfeld

 

Desfile, às 14h, até a Praça Antônio Carlos

 

Galeria de Imagens

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você confia nas pesquisas eleitorais?