Publicidade

30 de Janeiro de 2014 - 07:00

Pesquisadora usa poesia para abordar aspectos culturais e etnográficos dos dois países

Por Tribuna

Compartilhar
 

Dois países, dois poetas, duas comunidades. Diversas relações culturais, raciais expressas pela poesia. É sob este viés que a pesquisadora Márcia dos Santos do Nascimento lança hoje o livro "Duas margens do Atlântico: Brasil e Angola", às 19h, no Centro Cultural Bernardo Mascarenhas (CCBM), com o apoio da Lei Murilo Mendes. Na publicação, embasada pela tese de doutorado de Márcia, na Universidade Federal Fluminense (UFF), a autora aborda o trabalho do poeta brasileiro Edimilson de Almeida Pereira e a poesia de Ruy Duarte de Carvalho, de Angola."Além de ser poetas, antropólogos e professores, ambos estão inseridos em comunidades de origem negra: o Edimilson, na Comunidade Quilombola dos Arturos, em Minas Gerais, e o Ruy, na dos Pastores Kuvales, em Angola. Os dois trazem este trabalho de campo para sua poética, chegando a incorporar elementos das línguas de matrizes africanas transformados nessas comunidades", observa Márcia.

Segundo a autora, a intenção é que o livro contemple a Lei 10.639/2003, que prevê a inserção de estudos de história e cultura afro-brasileira no sistema educacional. "Tenho um trabalho implementado com o ensino público, a ideia agora é distribuir os volumes e capacitar os profissionais para trabalhar estas questões dentro das escolas. Procuro fazer sempre um diálogo com a literatura brasileira, e o Edimilson também tem publicações muito boas em literatura infantil", destaca Márcia.

Para a pesquisadora, o lançamento do livro é um pequeno passo em direção ao estabelecimento de políticas afirmativas na promoção da igualdade cultural, social e racial. "O negro é um co-construtor da nossa identidade cultural, mas ainda tem pouca visibilidade na literatura e nas artes como um todo", diz Márcia, que já teve a oportunidade de conhecer quilombolas no Brasil. "Ainda não fui à África, onde estas comunidades são mais nômades, mas um dia farei o percurso inverso, pesquisando de lá."

"DUAS MARGENS DO ATLÂNTICO: BRASIL E ANGOLA"

Lançamento de livro hoje, às 19h

CCBM

(Av. Getúlio Vargas 200)

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que campanha corpo-a-corpo ainda dá voto?