Publicidade

26 de Fevereiro de 2014 - 06:00

Melhores carnes do mundo

Por SÉRGIO DE AZEVEDO PENCHEL JR. Engenheiro químico

Compartilhar
 
Sérgio na Ciudad Vieja, em Montevidéu
Sérgio na Ciudad Vieja, em Montevidéu

No início desse ano, consegui uma semana de férias e parti com minha namorada rumo a Montevidéu. A capital do Uruguai não é uma grande cidade, e três ou quatro dias são mais que suficientes para conhecer todas suas as atrações.

Ao andar pela cidade, fica a impressão de que a economia do país não anda muito bem das pernas há algum tempo, a maioria das construções é antiga e em estado de conservação não muito bom. Os preços no Uruguai não são muito diferentes dos praticados no Brasil, portanto, definitivamente não é um paraíso para compras.

Os pontos turísticos obrigatórios da cidade são o Estádio Centenário, palco da primeira final de Copa do Mundo, e o seu museu do Futebol; a orla de Pocitos, que parece uma miniatura de Copacabana, apesar da coloração da água não ser das mais bonitas; a Bodega Bouza, com sua vinícola, restaurante, coleção de carros antigos e degustação de vinhos de alta qualidade; e a Praça da Independência, localizada no final da Avenida 18 de Julho (principal da cidade) e cercada de atrações e monumentos, como Palácio Salvo, Teatro Solis, Ciudad Vieja (a parte antiga de Montevidéu) e Museu Torres Garcia.

A gastronomia uruguaia é um capítulo à parte. Lá comi os melhores cortes de carne da minha vida. Qualquer botequim serve um delicioso baby beef, ojo de beef ou bife de lomo. O doce de leite também é sensacional. Os melhores restaurantes são o La Perdiz, o restaurante da Bodega Bouza e o El Palanque, este último localizado no Mercado del Puerto, em Ciudad Vieja. O Mercado del Puerto é um complexo de restaurantes especializados em parillas, o churrasco uruguaio. A bebida típica do lugar é o "medio-medio", uma deliciosa mistura de espumante e vinho branco servida gelada e que também pode ser encontrada em outros lugares da cidade.

Caso haja tempo disponível, vale a pena um bate e volta a Colonia del Sacramento, cidade histórica fundada por portugueses, localizada a 180km de Montevidéu, e um fim de semana em Punta del Este, famoso balneário uruguaio a 120km da capital.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que a Justiça agiu corretamente ao permitir, por habeas-corpus, a soltura dos ativistas presos durante a Copa?