Publicidade

08 de Fevereiro de 2014 - 07:00

Isto Cia Teatral apresenta 'Joãozinho e Maria' no Teatro Solar, em versão adaptada por Toninho Dutra

Por Tribuna

Compartilhar
 
Na montagem inédita na cidade, a trupe aposta em muitas cores em versão do clássico dos Irmãos Grimm
Na montagem inédita na cidade, a trupe aposta em muitas cores em versão do clássico dos Irmãos Grimm

Gnomos e duendes invadem a floresta de João e Maria na versão apresentada pela Isto Cia Teatral. O espetáculo é a atração deste sábado e domingo e dos dias 15 e 16, às 16h, no Teatro Solar, dentro da programação da 13ª Campanha de Popularização do Teatro e da Dança, realizada na cidade até 16 de fevereiro.

"Temos como característica a inclusão de personagens diferentes nas nossas montagens, mas sem prejudicar a estrutura do texto", comenta a diretora Denise de Oliveira, adiantando detalhes de recursos inseridos nessa aventura infantil. "Algumas figuras misteriosas estão sempre procurando alguma coisa, mas são visíveis somente para a plateia. São árvores que brincam com as crianças no meio da peça", comenta Denise.

Adaptado por Toninho Dutra, o conto dos irmãos Grimm narra a história de uma família pobre que vive no meio da floresta. Malvada ao extremo, a madrasta convence o marido lenhador a abandonar os filhos na floresta. Ela só não contava que a dupla ouviria a conversa e armaria um plano de retornar para casa deixando rastros pelo caminho. A inserção da fada Alegrestela é um dos destaques da peça. Com sua alegria contagiante, dará muito mais que uma mãozinha para afastar João e Maria das garras da bruxa. "Ela é muito faladeira e atrapalhada."

Denise também conta que o espetáculo é composto por três cenários, que são trocados diante do público: a casa dos irmãos, a floresta e o interior da casa da bruxa, que não tem nada de assombrada. Ao contrário. Suas paredes têm doce de sobra, sendo confeccionadas com isopor pintado. Para fisgar ainda mais os baixinhos, a trupe abusou das cores. "Tentamos agradar tanto pais quanto filhos, porque é o adulto quem leva a criança ao teatro. É um a peça divertida, que tem tiradas muito legais."

A Isto Cia Teatral foi criada em 2006, tendo como propósito a montagem de clássicos infantis. Já encenou "Banca de Neve" e "A Bela e a Fera", em textos da própria Denise, e "Dom Chicote Mula Manca", de Oscar Von Pfulh. Este último, apontado pelo público como o terceiro melhor espetáculo da Campanha de Popularização do Teatro de da Dança de Juiz de Fora, conforme a diretora, será remontado pelo grupo em outubro. Em 2007, a companhia foi contemplada com o Prêmio Apac com o espetáculo "Quem matou o Leão?, de Maria Clara Machado, nas categorias melhor produção, figurino, ator, atriz e ator coadjuvante.

Também hoje, às 16h, a Cia. Teatrando sobe ao palco do Pró-Música com a "A vingança da bruxa." Uma menina mimada, chamada Cíntia, abandona seus bonecos em um quarto onde os bonecos e brinquedos ganham vida. A promessa é de confusão e correria. Mais tarde, o local recebe Adelino Benedito para a última apresentação desta temporada da comédia "Irmãs gêmeas." Vai ser difícil o público segurar as gargalhas diante das trapalhadas de Ednel e suas duas irmãs, Conceição e Edmara. Outras opções para o público adulto são as montagens do grupo T.O.C, às 21h, no CCBM, e CriArte, às 21h, no Pró-Música. O primeiro apresentará texto de Alejandro Casona, "Barco sem pescador", cujo enredo narra um dos motes mais explorados na história das artes dramáticas: o pacto com o diabo em troca de riquezas, longevidade, beleza e outros prazeres. O segundo apostará em "Dorian Gray", de Oscar Wilde, retomando a história de um belo e ingênuo rapaz, que é retratado em uma pintura pelo artista Basil Hallward, tornando-se sua inspiração em diversas outras obras.

JOÃOZINHO E MARIA

Hoje, amanhã, dias 15 e 16, às 16h

Teatro Solar

(Av. Itamar Franco 2.104)

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você escolhe seu candidato através de: