Publicidade

16 de Maio de 2014 - 06:00

Grupo Divulgação estreia hoje o musical infanto-juvenil 'O conto da morcegada'

Por MARISA LOURES

Compartilhar
 
O espetáculo comandado por José Luiz Ribeiro propõe uma reflexão sobre a importância dos morcegos na cadeia ambiental
O espetáculo comandado por José Luiz Ribeiro propõe uma reflexão sobre a importância dos morcegos na cadeia ambiental

Os protagonistas do novo musical infanto-juvenil do Grupo Divulgação costumam causar medo na meninada. São orelhudos, têm o hábito de sair à noite e são associados ao ato de chupar sangue. Em "O conto da morcegada", a trupe comandada por José Luiz Ribeiro pretende mostrar que esses mamíferos voadores não são esses "vampiros cinematográficos" que todo mundo pensa, nas palavras da atriz Márcia Falabella, que interpreta uma das velhas fazendeiras. Além de divertir, o espetáculo tem como objetivo desenvolver uma consciência ecológica na plateia. A curta temporada estreia hoje, às 20h30, e segue até 8 de junho, aos sábados e domingos, sempre às 16h45, no Forum da Cultura.

De acordo com Ribeiro, autor do texto, a ideia de sua criação é baseada em fatos reais. "Há algum tempo, tive contato com um pesquisador ligado a uma campanha de caça aos morcegos no Nordeste, que desencadeou uma superpopulação de mosquito e problema na polinização das plantas. A ignorância é que achavam que todos os morcegos eram hematófagos. Achei o assunto interessante e fui estudar a vida deles", comenta o diretor, dando uma ideia do que poderá ser visto no palco. "Uma peça animada", garante. "Uma fazendeira vai ao palheiro e encontra cocô de morcegos. Chegando lá, ela começa a fazer uma limpeza na natureza. Chama os camponeses e cria uma liga de caça aos morcegos, sendo que antes, ela já tinha implicado com os pombos. "

O que o grupo de extermínio não esperava é que o alvo da perseguição descobriria quais eram os planos dos exterminadores, passando a comandar o jogo. "Eles deixam de sair à noite, a mosquitada aumenta, e o pessoal chega à conclusão de que aquilo não existe mais e para com o projeto." No fim, tudo acaba em comemoração. "Os camponeses ficam com pena de ter largado a velhinha e acabam fazendo uma festa para condecorá-la pela batalha. Os morcegos aparecem na hora para agradecer. Com a caça, ficou demonstrado que o trabalho deles é importante e que impressões erradas podem ocasionar injustiças", diz Ribeiro, também responsável pelo cenário. "A cenografia envolve a lua e o sol, dando ao espectador os sinais dos tempos entre a noite e o dia."

Maria Marta Souza, Fátima Amorim, Marcus Carnivali, Mateus Machado, Barbara Borges, Marina Metri, Marina Lopes, Carina Salgado, Dowglas Mota, Wall Oliver, Victor Dousseau e Michel Costa completam o elenco. Na trilha sonora, executada ao vivo, estão Bruno Crispi (violão), Walmor Machado (escaleta), Saulo Machado, Mota e Dousseau (percussão).

O CONTO DA MORCEGADA

Estreia hoje, às 20h30

Aos sábados e domingos, às 16h45. Até 8 de junho

Forum da Cultura

(Rua Santo Antônio 1.112)

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você confia nas pesquisas eleitorais?