Publicidade

03 de Janeiro de 2014 - 07:00

Colônias de férias, teatro, cinema e shows animam o mês em Juiz de Fora

Por RENATA DELAGE

Compartilhar
 
13ª Campanha de Popularização terá mais de 30 montagens, entre elas, a comédia "Mais que Dilmais", com Gustavo Mendes
13ª Campanha de Popularização terá mais de 30 montagens, entre elas, a comédia "Mais que Dilmais", com Gustavo Mendes

Se para muitos janeiro é sinônimo de férias, nada melhor do se programar para aproveitar as atividades culturais oferecidas na cidade e entrar em 2014 com o pé direito. Para os pequenos, opções divertidas não vão faltar, com as colônias de férias e suas grades repletas de oficinas de arte, entretenimento, esporte e lazer.

O Sesc realiza, entre os dias 13 e 24 deste mês, mais uma edição das "Miniférias". O projeto, que pretende reunir crianças entre 5 e 12 anos, terá o tema "No mundo dos super-heróis". No período, sempre entre 13h e 17h, haverá atividades recreativas e aquáticas, bate-papo com os heróis da vida real, confecção de fantasias, gincanas, oficinas e brincadeiras relacionadas ao tema da edição. As inscrições estão abertas até 8 de janeiro e devem ser feitas na própria unidade (Av. Rio Branco 3.090). Outras informações estão disponíveis no site www.sescmg.com.br.

As atividades no Museu Mariano Procópio, no projeto "Férias no Museu", serão desenvolvidas com a participação da Associação de Produtores de Artes Cênicas de Juiz de Fora (Apac). Entre os dias 28 e 31, crianças entre 7 e 10 anos, divididas em duas turmas - umas delas entre 9h e meio-dia, e outra, no horário das 14h30 às 17h30, poderão participar de jogos teatrais, contação de histórias, atividades voltadas a literatura, poesia e arte e brincadeiras a cantigas de roda. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, a partir do dia 15 de janeiro, pelo telefone 3690-2027.

Os clubes da cidade também se mobilizam para levar uma programação diferenciada durante as férias de verão. No Cascatinha, a colônia vai de 13 a 25 de janeiro, das 13h às 17h30 (variando conforme a atividade do dia), com atividades educativas e culturais que terão como tema a Copa do Mundo. Participantes de 5 a 12 anos - faixa aberta a avaliações - serão divididos por idade, em turmas que levam os nomes dos campeões do mundo, como Itália e Espanha, para já entrar no clima do mundial sediado no Brasil em 2014. Entre as atividades, estão oficina de capoeira, show de mágica, caça ao tesouro e ao monstro, noite do pijama, além de passeios fora do clube, como visita ao Parque da Lajinha, a um hotel fazenda e ao cinema. O telefone para informações e inscrições é 3229-4100.

O Clube Bom Pastor também tem grade variada, preenchida por atividades recreativas e esportivas, que acontecerão sempre dentro do clube, de segunda a sexta, entre os dias 13 e 31, das 13h às 18h. As práticas aquáticas com acompanhamento, além de jogos de campo e quadra, estão na agenda, assim como caça ao tesouro e festa à fantasia. Podem se inscrever, diretamente na secretaria do clube (Rua Senador Salgado Filho 313), crianças de 3 a 11 anos, havendo a possibilidade de aceitação, conforme procura, de adolescentes de até 14 anos.

Já no Museu de Arte Murilo Mendes (Mamm), a colônia de férias, realizada nos mesmos moldes do último ano, tem na programação oficinas relacionadas às exposições em cartaz no espaço e ainda passeio cultural e contação de histórias. As atividades, como oficinas de gravura e autorretrato, são voltadas para crianças entre 8 e 10 anos, divididas em duas turmas, uma entre os dias 21 e 24, e outra,de 28 a 31, sempre das 14h às 17h. As inscrições vão de 13 a 20 de janeiro, pelo telefone 3229-7621.

O Mamm também recebe no mês de janeiro, com abertura marcada para o dia 16, nove obras de uma das artistas mais aclamadas pela crítica, a pintora Beatriz Milhazes. Em "Beatriz Milhazes: Um itinerário gráfico", mostra realizada em parceria com o Sesc, o público poderá se deparar com o cromatismo desafiador, o equilíbrio tenso entre o popular e o erudito, além da vertiginosa convivência de formas e cores que lançam uma sedutora provocação ao olhar.

 

 

Ao vivo ou na telona

Tradicional evento do mês de janeiro, a Campanha de Popularização do Teatro e da Dança chega a sua 13ª edição em 2014, levando aos palcos da cidade mais de 30 montagens de gêneros distintos. Entre as novidades da edição, que acontece entre os dias 10 de janeiro e 16 de fevereiro, estão os debates sobre os espetáculos apresentados, realizados todas as quartas, às 19h, no CCBM, bem como a inclusão de duas oficinas: "Decodificação da cena teatral", mediada por Cintia Brugiolo, e "Flutuando pela dramaturgia do ator", com Renata Rodrigues e Gabriela Machado.

A dança também está de volta à campanha, com os espetáculos "Pegadas na areia", da juiz-forana R² Cia. de Dança, e "Tango, nuestro baile", apresentado pela Cia. El Abrazo Tango, de Belo Horizonte. As cenas curtas mais bem colocadas da edição de 2013, além da vencedora de 2012, integram o cronograma, divididas em dois dias, 11 e 12 de janeiro, no CCBM.

Entre as comédias, gênero carro-chefe da mostra, estarão espetáculos já conhecidos na cidade, como "Mais que Dilmais", com Gustavo Mendes, "Como fracassar na vida e ser infeliz no amor", com Gueminho Bernardes, e "Irmãs gêmeas", com Adelino Benedito. Os pequenos também serão lembrados na grade, com montagens como "Histórias pequeninas", da Cia. Girolê Girolê, de Barbacena, e as aventuras do Palhaço Rosquinha.

Quem preferir a sala de cinema à do teatro poderá esperar por algumas estreias em janeiro. Longa aguardado (com estreia nas salas brasileiras prevista para o dia 31) é a adaptação do best-seller "A menina que roubava livros". O drama, dirigido por Brian Percival, se passa durante a Segunda Guerra Mundial. Uma jovem garota chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique por meio dos livros que rouba. Ajudada por seu pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar livros com seus vizinhos, incluindo um homem judeu que vive na clandestinidade.

Outra grande produção que deve chegar aos cinemas da cidade neste mês, com estreia nacional marcada para o dia 24, é "Frankenstein: Entre anjos e demônios". A trama moderniza o mito de Frankenstein e o reúne com outros seres clássicos, como Drácula, Homem Invisível e Corcunda de Notre Dame. O cenário é similar a uma Gotham City moderna, Darkhaven, onde os monstros se misturam num submundo de criminosos. Aaron Eckhart interpreta Adam Frankenstein. Já Stuart Beattie, conhecido pelos roteiros da franquia "Piratas de Caribe" e de "Colateral", adapta e dirige a versão para o cinema da HQ escrita por Kevin Grevioux.

 

Música e dança para todos

No segundo sábado do ano, dia 11, acontece o XIII Encontro de Folia de Reis, que contará com 12 grupos, 11 deles locais e um de Matias Barbosa. Parte do calendário cultural juiz-forano, o evento resgata uma das mais antigas tradições populares do Brasil. Ao meio-dia, os grupos desfilarão pelo Calçadão da Rua Halfeld até a Praça Antônio Carlos, onde o encontro será aberto com a cerimônia de bênção das chaves.

Ainda que o carnaval de 2014 só aconteça em março, já há quem aposte em aquecer os tamborins para a festa. Também no dia 11, às 22h, serão eleitos a Rainha e o Rei Momo do carnaval de Juiz de Fora, na quadra da Turunas do Riachuelo (Rua Vespasiano Pinto Vieira 50). O Bloco Come Quieto é mais um que já entra no clima carnavalesco, realizando seus ensaios abertos, às terças, às 20h, e também aos sábados, às 11h, no Privilége (Estrada Engenheiro Gentil Forn 1.000).

O Cultural Bar (Av. Deusdedit Salgado 3.955) - que já marcou o pré-carnavalesco para fevereiro, com os ensaios do Parangolé Valvulado e os blocos Sargento Pimenta e Toca Rauuul - tem o rock como ritmo principal de suas noites em janeiro. Destaque para o show dos Detonautas, dia 24. Visco e Acoustic N' Roll protagonizam o "Dose dupla", do dia 10, enquanto, no dia 11, acontece tributo a Pearl Jam e Foo Fighters.

Já na Mansão (Av. Pref. Mello Reis 201 - Aeroporto), o sertanejo predomina no primeiro mês do ano, com as apresentações de Fabrício & Gabriel, Alan & Alisson e Netto & Léo. Samba e pagode também estarão representados na casa com os grupos Glicose e Alquimia do Samba. Destaque para o Trio Ternura, que estará na Mansão no dia 17.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a multa para o consumidor que desperdiçar água, conforme anunciou o Governo de São Paulo?