Publicidade

13 de Dezembro de 2013 - 07:00

Programa itinerante 'Brasil das Gerais' é transmitido do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas nesta sexta com participação do público

Por MARISA LOURES

Compartilhar
 

Palco de um dos movimentos mais marcantes da história literária e política da cidade - o "Mascarenhas, meu amor", ocorrido no início da década de 1980 -, o Centro Cultural Bernardo Mascarenhas abriga nesta sexta, às 19h30, a transmissão, ao vivo, do programa especial "Brasil das Gerais" itinerante da Rede Minas. A produção será exibida, às 19h30, pela TVE Juiz de Fora. O público pode participar, fazendo parte da plateia, pelo telefone 31-3269-9000 ou através do facebook (facebook.com/brasil dasgerais) ou e-mail (brgerais@redeminas.mg.gov.br). Nesta edição, a apresentadora Roberta Zampetti conversa com personalidades de Juiz de Fora sobre cultura, literatura, economia, aproximação com o Rio de Janeiro e nomes de referência na cidade. As bandas Eminência Parda e Trupicada agitam a parte musical.

"Juiz de Fora é, talvez, a cidade mais gostosa de Minas. Está perto do Rio e não está tão longe de Belo Horizonte. O que chama a nossa atenção é a veia cultural mesmo do município. Queremos mostrar o que existe aí, a questão afetuosa e as atrações", explica Roberta. De acordo com a apresentadora, o objetivo do "Brasil das Gerais" é mostrar a diversidade e riqueza de Minas Gerais e de seu povo. Transmitido de um estúdio, de tempos em tempos, ele segue para algumas cidades do estado com apoio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Juiz de Fora será a última de 2014.

Completando 50 anos de teatro em 2013, o diretor do Grupo Divulgação José Luiz Ribeiro participa do bate-papo, também composto pelos jornalistas Jorge Sanglard, Ivanir Yazbeck, o sociólogo Ismair Zaghetto e os professores da Universidade Federal de Juiz de Fora Leila Barbosa e Márcio Guerra. Entre os assuntos estão o poeta Murilo Mendes, a Lei Murilo Mendes, a transformação da antiga fábrica Bernardo Mascarenhas em um centro cultural e referência para o município, o futebol juiz-forano e sua aproximação com os times cariocas. "A vocação de Juiz de Fora é cultura, está na hora de todo mundo acordar para isso", comenta Leila Barbosa, que falará sobre seu trabalho com a também professora Marisa Timponi, com quem escreveu livros, como o recém-lançado "Um olhar poético sobre Juiz de Fora".

"BRASIL

DAS GERAIS"

Hoje, às 19h30

TVE Juiz de Fora

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a multa para o consumidor que desperdiçar água, conforme anunciou o Governo de São Paulo?