Publicidade

19 de Dezembro de 2013 - 07:00

Fernando Barreto lança segundo CD solo, com influências que misturam MPB, jazz, salsa e até erudito

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 
Fernando Barreto reúne 15 composições inéditas em CD, que conta com participação de artistas locais
Fernando Barreto reúne 15 composições inéditas em CD, que conta com participação de artistas locais

Violão clássico, folclore brasileiro, música de gafieira e improvisação de jazz. Todo investimento do cantor e compositor Fernando Barreto em uma formação musical diversificada desemboca em "Peixe", segundo disco solo de sua carreira, que lança hoje com show no bar Bom Te Ver. "Ter informação ao fazer música torna o processo mais intuitivo, dá bagagem para garimpar referências ricas e permite que a gente viaje por estradas diferentes, sem fronteiras", pontua o músico.

Permeado por influências musicais também variadas, que vão do jazz ao rock, da MPB à salsa, dialogando também com a música erudita, "Peixe" tem 15 composições inéditas, parcerias de Fernando com grandes escritores mineiros, como Murilo Antunes (do Clube da Esquina), Roberto Carvalho, Mário Esteves, Tonico Mercador, Vicente Humberto, Filó e Aloízio Campomizzi. "Quis fazer um disco de boa música, tanto instrumentalmente falando quanto no que diz respeito às letras. Todos os parceiros são poetas, escritores conceituados e letristas incríveis, que foram me enviando composições, e o trabalho foi surgindo. Não teria condições de escrever estas músicas sozinhos, e é uma honra poder dar o testemunho deste trabalho com o CD", comemora Fernando.

Segundo o músico, o álbum não tem estilo musical definido, as faixas foram ganhando contornos à medida em que os arranjos iam sendo elaborados. "É algo que vai acontecendo, procuro não me limitar a fazer um rock ou um jazz. Cada tipo de harmonia me leva para um gênero, e a 'cara' da música só é definida no momento da finalização", explica ele.

No show de lançamento, Fernando estará acompanhado de Nilo Barreto (baixo), Hamilton Moraes (guitarra), Wellington (bateria) e Tâmara (vocais), além de participações especiais de Dudu Lima (contrabaixo) e Leo Miroldo (pandeiro). "Estamos muito bem servidos de artistas em Juiz de Fora, para fazermos grandes projetos. É uma preocupação que sempre tenho, valorizar a classe local, que, além de tudo, proporciona um trabalho prazeroso, entre amigos, fica tudo em casa."

"Peixe" vem depois de "Caruncho Dendê", de 2003, em que Fernando trabalhou com música eletrônica, aliada a vertentes audiovisuais. "Era uma proposta bem diferente, instrumental, e acho que com 'Peixe' consigo chegar mais ao público, porque é mais fácil fazer isso por meio das canções." Antes de sua primeira incursão solo, Fernando havia gravado dois CDs com a banda Caraíva na Itália, norteados pela MPB e mesclando autorais e releituras.

FERNANDO BARRETO

Show de lançamento do CD "Peixe"

Hoje, às 21h

Bom Te Ver

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você participa das celebrações da Semana Santa?