Publicidade

09 de Janeiro de 2014 - 07:00

Tribuna preparou lista com os principais lançamentos esperados nas telonas ao longo de 2014

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 
Cauã Reymond interpreta amigo do cantor em cinebiografia de Tim Maia, vivido por Robson Nunes e Babu Santana
Cauã Reymond interpreta amigo do cantor em cinebiografia de Tim Maia, vivido por Robson Nunes e Babu Santana
"A menina que roubava livros" deve repetir sucesso de best-seller em que foi baseado
"A menina que roubava livros" deve repetir sucesso de best-seller em que foi baseado
Depois de roubarem a cena em "Meu malvado favorito 2", minions ganham filme exclusivo
Depois de roubarem a cena em "Meu malvado favorito 2", minions ganham filme exclusivo

Comédias, épicos, dramas, animações, bíblicos... no que depender dos lançamentos esperados para 2014, as salas de cinema deverão ficar movimentadas o ano todo, independentemente da preferência cinematográfica dos espectadores. Duas estreias previstas para janeiro tiveram sua pré em Juiz de Fora e entram em cartaz amanhã: o nacional "Confissões de adolescente", inspirado em livro e série homônimos que conquistaram os jovens dos anos 90; e o aterrorizante "Atividade paranormal: marcados pelo mal", da franquia que aborda assombrações e desta vez terá foco nas superstições e crenças da cultura latina.

Ainda este mês, deve estrear "A menina que roubava livros", baseado no best-seller de Markus Zusak, que, só no Brasil, vendeu mais de um milhão de cópias. A história acompanha a vida de Liesel Meminger, abandonada pela mãe durante a Segunda Guerra Mundial. Adotada por um casal de alemães, ela aprende a ler e partilhar livros com seus vizinhos, incluindo um judeu que vive na clandestinidade. Também bastante aguardado é o remake de "Robocop", clássico dos anos 1980, em que o policial Murphy é ressuscitado em uma versão robótica de si no ano 2028. Com visual mais moderno, a nova versão é dirigida por José Padilha, que assina "Tropa de elite" e sua sequência, e tem Joel Kinnamane Michael Keaton no elenco.

Outro brasileiro volta a aparecer em uma produção hollywoodiana que estreia em fevereiro. Em "300: A ascensão do império", Rodrigo Santoro interpreta novamente Xerxes, imperador persa da dinastia Aqueménida que interpretou em "300". Já a parceria entre Leonardo DiCaprio e Martin Scorsese se repete em mais um longa, "O lobo de Wall Street", previsto para chegar às telonas em fevereiro. O filme é adaptado do livro de memórias de Jordan Belfort, um corretor da bolsa de valores norte-americana vivido por DiCaprio, que, com apenas 22 anos, conseguiu ganhar uma verdadeira fortuna.

Várias outras sequências estão previstas para estrear ao longo do ano, e, no que depender dos filmes de estreia de cada uma das séries, as bilheterias deverão ficar bem movimentadas. É o caso de "Sin City 2", que mescla animação com atores e cenários reais e é inspirado nas HQs de Frank Miller. Também em ritmo de repeteco, estreiam a animação "Rio 2" (que teve grande merchandising ao ser tema do Réveillon de Copacabana), "O espetacular Homem-Aranha 2", "Os Muppets 2", "Planeta dos macacos: O confronto" e "Os Mercenários 3". Destaca-se na lista de continuações "Velozes e furiosos 7", sobretudo após a morte de um dos atores principais, Paul Walker, em um acidente automobilístico em 2013. Os holofotes também devem recair sobre duas franquias hit com temática de fantasia, a exemplo do que aconteceu com os filmes anteriores: "Jogos vorazes: A esperança - Parte 1" e "O Hobbit: Lá e de volta outra vez".

Os fãs de super-heróis também terão várias opções de longas para verem no escurinho do cinema. "Capitão América: O soldado invernal" é o primeiro longa solo do personagem homônimo da Marvel Comics, que também lança uma sequência de sua série sobre mutantes, "X-Men: dias de um futuro esquecido", trazendo de volta Charles Xavier, Magneto, Tempestade, Lince Negra e Wolverine. O remake de Godzilla, dirigido por David S. Goyer, roteirista da trilogia de filmes do "Cavaleiro das trevas", também deve dar o que falar, já que é protagonizado por Bryan Cranston, aclamado por sua atuação na série "Breaking bad", um dos maiores sucessos do ano passado.

 

 

Bíblia, crianças e nacionais

 

Num movimento um tanto quanto inusitado para os padrões hollywoodianos, duas grandes produções bíblicas entrarão em cartaz em 2014. Com estrelas como Russell Crowe, Jennifer Connelly, Emma Watson e Anthony Hopkins no elenco, "Noé" promete ser uma das grandes produções épicas de 2014, narrando a história de um dos personagens mais conhecidos da tradição judaico-cristã, Noé, tido por Deus como o único homem justo da Terra. Já "Exodus", dirigido pelo premiado Ridley Scott, conta a história do Êxodo, narrada no segundo livro do Antigo Testamento, retratando a vida e a morte do profeta Moisés, e a travessia de 40 anos pelo deserto e o Mar Vermelho.

No universo infantil, as novidades também são promissoras. "Malévola" conta a história da bruxa má de "A Bela adormecida", uma das vilãs mais clássicas do universo Disney. Na trama estrelada pela belíssima Angelina Jolie, o público poderá conhecer a origem de sua amargura e do seu desejo de vingança.

Sucesso absoluto nos anos 1990, as "Tartarugas Ninjas" voltam ao cinema com Rafael, Donatello, Michelangelo e Leonardo enfrentando novamente a ira do Demolidor e Megan Fox no papel da repórter April O'Neil. Já "Os Minions" traz de volta as adoráveis criaturinhas amarelas de "Meu malvado favorito" em um filme exclusivo para elas e deve chegar às salas no final do ano.

Entre as estreias nacionais, mais de 40 títulos serão comédias, como "Até que a sorte nos separe 2", em cartaz atualmente. Entre os destaques estão "Muita calma nessa hora 2", de Felipe Joffily, que tem pré-estreia a partir de amanhã na cidade, e "Os homens são de Marte... E é para lá que eu vou", de Marcus Baldini, inspirado na peça homônima protagonizada por Mônica Martelli.

O documentário "Tim Lopes - A história de Arcanjo" conta a vida e a morte do jornalista investigativo Tim Lopes. Em coprodução com a Alemanha, "Praia do Futuro" traz o veterano Wagner Moura como protagonista e Jesuíta Barbosa, revelação por sua atuação em "Tatuagem", de Hilton Lacerda, como irmão do personagem principal. Inspirado no livro "O som e a fúria de Tim Maia", de Nelson Motta, "Tim Maia", de Mauro Lima, também promete ser hit de bilheteria, trazendo a cinebiografia do cantor estrelada por Robson Nunes, Babu Santana, Cauã Reymond e Alice Braga.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que os resultados do programa "Olho vivo" vão inibir crimes nos locais onde estão as câmeras?