Publicidade

14 de Fevereiro de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

"O livro é um resgate de práticas antigas e comprovadas. Elas foram se perdendo por causa das novidades, mas têm muita eficácia", afirma a jornalista Débora Fajardo, autora de "Pioneiras para a saúde - um legado de boas práticas", lançado em parceria com Regina Alvarenga. "É uma publicação voltada para qualquer pessoa, pois tem uma linguagem bem simples", completa Débora.

Em 93 páginas, a obra apresenta o registro de personagens que se destacaram em Juiz de Fora na década de1970 como modelos da busca pela vida saudável. Praticante de yoga e seguidora do professor José Hermógenes, Aracy Tavares é referência brasileira no assunto e tem a respiração como a espinha dorsal de seus ensinamentos. Curada através da alimentação à base de cereais, Wanda Miana foi proprietária do primeiro restaurante de comida macrobiótica de Juiz de Fora e um dos primeiros do estado. "Ela mergulhou fundo na literatura alternativa, que indicava exercícios, meditação, filosofia e, claro, alimentação", registra as autoras no livro.

O médico curitibano Moysés Paciornik foi o primeiro a adotar o parto de cócoras em uma clínica no Brasil, segundo Débora. A jornalista ressalta que, apesar de não fazer parte da cena local, o médico é referência quando o assunto é método alternativo e natural, o que justifica a sua inclusão na obra. "Criou teses que circulam há anos em universidades europeias e norte-americanas. E, sobretudo, aprendeu a 'envelhecer sem ficar velho', como ele mesmo dizia." Quem quiser adquirir a publicação deve entrar em contato pelos telefones 9969-4652 e 3084-1450.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você aprovou a seleção convocada por Dunga?