Publicidade

22 de Fevereiro de 2014 - 20:27

Por Tribuna

Compartilhar
 
Afoxé Filhos de Oyá inaugurou a passarela
Afoxé Filhos de Oyá inaugurou a passarela

A primeira escola do Grupo A a desfilar neste sábado (22), na Avenida Brasil, foi a Juventude Imperial, cumprindo o horário previsto de sair as 21h. Às 19h05, o Afoxé Filhos de Oyá inaugurou o primeiro dia na Passarela do Samba. O grupo, formado por cerca de 40 integrantes - devidamente caracterizados com elementos da cultura afro, com as cores branca, vermelha e dourado -, entoou cânticos em homenagem aos orixás. No início da noite, a movimentação em arquibancadas, camarotes e mesas, além das imediações, ainda era pequena, tanto de pessoas quanto de veículos. A única representante do Grupo C, a Vale do Paraibuna, desfilou em seguida.

Depois da Juventude Imperial, entrariam na avenida Mocidade Alegre, Unidos do Ladeira, Turunas do Riachuelo e Real Grandeza. Na concentração, os carros alegóricos das escolas - produzidos com texturas diferentes e coloridas - já estavam posicionados de acordo com a ordem dos desfiles. O público que se aglomerava no setor já podia imaginar quais enredos cada um deles iria defender. Componentes das escolas se aproximavam do local, alguns devidamente fantasiados, enquanto outros deixavam para dar o último retoque antes de cruzar a avenida. 

Na arquibancada, a promotora de eventos Elizabeth Ank, 64 anos, participa dos desfiles pela primeira vez na plateia. "Nos anos anteriores, eu desfilei pela Turunas, desta vez vim apenas assistir." A aposentada Celícia Carretero, 60, foi prestigiar a filha que desfila pela Unidos do Ladeira, campeã de 2013. "Gosto de ficar próxima dos jurados para ver as coreografias. Vou torcer para aquela que estiver mais bonita".

O segundo e último dia de desfiles, que contempla as escolas do Grupo B, acontece neste domingo (23), a partir das 20h. Entram na passarela Acadêmicos do Manoel Honório, Rivais da Primavera, União das Cores, Feliz Lembrança, Unidos das Vilas do Retiro e Partido Alto. O Afoxé Niza Nganga Njungo abre às 19h.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a multa para o consumidor que desperdiçar água, conforme anunciou o Governo de São Paulo?