Publicidade

08 de Dezembro de 2013 - 07:00

Bacalhau para a ceia natalina

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 

Com a proximidade das festas de fim de ano, entre panetones, aves e rabanadas, outra iguaria ganha a mesa de muitas famílias nas ceias: o bacalhau. Tradicional na cozinha portuguesa, o peixe aparece aqui acompanhado de batatas ao murro, também de origem lusitana, em uma receita degustada pelo fotógrafo da Tribuna Fernando Priamo em um roteiro gastronômico de duas semanas em Portugal. "Este prato é típico das caves de Porto."

Segundo Fernando, durante o passeio, os turistas aprendem sobre o processo de preparação do bacalhau para a utilização na cozinha e as propriedades do vinho do Porto, sobretudo na culinária, conhecimento que ele repassa. "Um dos segredos é descongelar o bacalhau na geladeira por no mínimo 12 horas, dependendo da espessura das postas. Caso contrário ele pode perder o sabor e as propriedades".

Outra dica é a escolha de um azeite português extravirgem de qualidade, além da atenção para que o vinho do Porto, que finaliza o prato, não ferva. "Se isso acontecer, o álcool evapora, e o paladar é alterado." Como harmonização, a sugestão de Priamo é um vinho verde, também característico da região, naturalmente leve e fresco. Além disso, o teor alcoólico é moderado, e o vinho verde possui menos calorias do que outras bebidas, uma vantagem sempre bem-vinda na época das festas, marcada pelos deliciosos excessos das ceias.

Galeria de Imagens

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com o TJ, que definiu que táxi não pode ser repassado como herança?