Publicidade

15 de Dezembro de 2013 - 07:00

Chefs propõem ceia contemporânea e rica em sabores

Por RENATA DELAGE

Compartilhar
 
Carnes aromatizadas com capim-limão
Carnes aromatizadas com capim-limão

Os chefs Alessander Sigiliano e Leandro Coutinho se consideram alquimistas do sabor. Os profissionais aceitaram o convite da Tribuna para elaborar uma ceia diferenciada e exclusiva para a coluna, sugestão para o Natal que se aproxima.

Sigiliano é formado no Hotel Escola Grogotó, de Barbacena, e já passou por alguns dos mais conhecidos restaurantes da cidade, além do Sul de Minas e do Espírito Santo. Graduado em gastronomia pelo CES-JF, Coutinho se aperfeiçoou no Paraná (Centro Europeu) e na Bahia (Iberostar Praia do Forte). Foi na cozinha do Premier Parc Hotel que os chefs se conheceram e iniciaram a parceria. Embora não trabalhem mais no local, escolheram o Opus Restaurante para elaborar uma entrada e um prato principal para a ceia natalina.

Levando em conta o calor de dezembro, ambos apostaram em ingredientes que conferem refrescância às receitas, sem deixar de lado itens tradicionais nas mesas brasileiras neste período, como frutas secas e castanhas. "Optei por ingredientes nobres, mas focado no verão", diz o chef Sigiliano, que ensina uma salada de camarões. O segredo é bater o molho com um sifão, utensílio que ajuda a concentrar o sabor, criando textura de espuma.

Coutinho busca quebrar paradigmas com seu "Quarteto fantástico", em que mistura carnes diferentes com redução de vinho branco e capim-limão. Para acompanhar, cuscuz marroquino natalino.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você tem percebido impacto positivo das operações policiais nas ruas da cidade?