Publicidade

12 de Janeiro de 2014 - 07:00

Carne de porco sob nova roupagem

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 

Os juiz-foranos de férias em janeiro ou aqueles que não dispensam um passeio pela região nos fins de semana terão um atrativo a mais até o dia 2 de fevereiro. Aberto na última sexta-feira, o 2º Festival Happy Hour traz 82 pratos de 41 estabelecimentos do Campo das Vertentes, região que inclui Barbacena, São João del-Rei, Tiradentes, Barroso, Carrancas, Dores de Campo, Prados, Resende Costa e São Tiago.

Segundo o coordenador geral do evento, Adriano Margotti, a ideia é valorizar a cozinha regional, agregar maior diversidade ao roteiro cultural e conhecer as raízes gastronômicas do estado. "Isso cria um novo leque de oportunidades para explorarmos a riqueza da culinária mineira", informa. O festival tem os queijos de Minas como ingrediente tema, ajudando a fortalecer a tradição centenária de produção queijeira nas Gerais.

O prato apresentado hoje pela Tribuna é um típico representante dos valores gastronômicos e culturais que o festival procura resgatar e difundir, trazendo o lombo suíno recheado com bacon, envolto em capa crocante de queijo. A criação é de Anelise Margotti, chef e proprietária do Porkaria Country Bar (Av. Oito de Dezembro 184 - São João del-Rei), que buscou uma combinação que fugisse do lugar-comum, mas mantivesse a tradição. "Precisava de uma receita com a carne de porco, para fazer jus ao nome do bar. Depois de algumas pesquisas, resolvi testar a possibilidade de uso inusitado do biscoito de polvilho, também muito tradicional em Minas. A experiência deu certo, e o nome dado ao prato foi justamente por isso."

Segundo ela, o bacon torna o lombo ainda mais convidativo ao paladar. "Ao rechear o lombo com bacon, transformamos esta parte do porco, já conhecida pela sua possibilidade de ressecamento, em uma carne macia e suculenta", diz a chef, que recomenda, para reforçar os ares mineiros do prato, que ele seja servido com couve refogada, purê de mandioca e creme de queijo.

 

Galeria de Imagens

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que campanha corpo-a-corpo ainda dá voto?