Publicidade

23 de Março de 2014 - 06:00

Quiche de alho-poró com panqueca de batata-doce é opção leve de almoço ou jantar

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 

Mente quem diz que desconhece o mito de que toda comida saudável é pouco atrativa ao paladar. De fato, muitas das receitas que circulam por aí prometendo uma dieta mais nutritiva e mais qualidade de vida podem parecer insossas, mas a refeição apresentada neste domingo vem negar a lenda que contrapõe saúde ao prazer à mesa. Nem mesmo a jornalista Luciana Peralta, que ensina como preparar o prato, acreditava nesta possibilidade. "Tinha preguiça de experimentar pratos mais saudáveis, pois achava que não seriam bons. Fui numa nutricionista, e ela me passou uma dieta toda focada em alimentos funcionais, evitando glúten, lactose, sempre que possível. Comecei a segui-la e gostei. A primeira receita que fiz e experimentei foi a quiche, e vi que a alimentação saudável pode ser super gostosa", diz ela, que passou a se sentir mais disposta com a mudança dos hábitos alimentares.

Segundo Luciana, que recebeu orientações da nutricionista, a receita preparada hoje é uma refeição completa, que pode ser uma boa opção de almoço ou jantar. "É um prato composto, sobretudo, de carboidrato, proteína, fibra, cálcio, vitaminas A e C, minerais, fósforo, potássio e magnésio. Tem duas hortaliças que trazem muitos benefícios para a saúde e pouca caloria: brócolis e alho-poró. E a batata-doce é um excelente carboidrato, principalmente para quem faz dieta. É um ótimo substituto para o arroz", alerta a jornalista.

Em relação ao preparo, Luciana dá dicas que fazem toda a diferença para a finalização da receita. "Ao fazer a panqueca, é preciso ter cuidado porque ela fica pronta muito rápido, é só o tempo de 'dar uma tostadinha' na massa", orienta. Como a quiche já é rica em proteínas, a receita não traz recheio para a panqueca, mas a jornalista indica o frango como boa opção. "Quem quiser fazer só a panqueca pode pegar 150g de frango picadinho e refogado com cebola roxa e temperos e colocar no recheio junto com o brócolis." Ela conta, ainda, que o requeijão light é um ingrediente importante da massa da panqueca, "para dar liga e aquele gostinho especial".

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que a Justiça agiu corretamente ao permitir, por habeas-corpus, a soltura dos ativistas presos durante a Copa?