Publicidade

30 de Março de 2014 - 06:00

Risoto de gorgonzola com pera contrasta paladar característico do queijo com adocicado da fruta, além de mesclar texturas

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 

 

"Não é mito. Um bom risoto, para dar certo, precisa ser mexido constantemente." Quem garante é o chef Breno de Paula, do Bendito Café e Restaurante. "Mexer o arroz arbóreo, próprio para risotos, ajuda a liberar seus amidos, contribuindo para a cremosidade característica do prato", completa o chef. Opção ideal para quem busca aliar praticidade com requinte na cozinha, o risoto de gorgonzola com pera é uma ótima opção de prato único, que pode ser servido no almoço ou jantar. "É um prato que já tem muita informação, muita mistura de sabores, por isso é melhor servi-lo sozinho. Também porque o gorgonzola possui um paladar muito intenso, que contrasta com o doce das peras, é aconselhável temperar o arroz somente com sal", orienta Breno.

Outra dica importante do chef é sobre o ponto de maturação da pera, que vai interferir no momento em que ela deverá ser acrescida ao arroz arbóreo. "Se já estiver bem madura, pode ser introduzida na panela depois do cozimento do arroz, como indica a receita. Caso ela ainda esteja pouco madura, mais firme, ela pode ser cozida junto com o arroz", diz o chef, para quem as peras fazem a harmonização ideal com o gorgonzola. "Outra fruta não combinaria tão bem, e até se poderia usar outro queijo, mas seria uma receita completamente diferente", atesta ele. Breno acrescenta, ainda, que risoto não é prato que pode esperar para ir à mesa, portanto, deve ser preparado para ser servido imediatamente. "Senão, ele perde todas as suas propriedades, como a textura dos alimentos, por exemplo. Ficou pronto, deve ir à mesa, e pode ser servido com um vinho branco mais encorpado, como o Chardonnay."

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o subsídio do Governo vai alavancar a aviação regional?