Publicidade

04 de Maio de 2014 - 07:00

Tradicional na cozinha mexicana, chilli beans é opção picante de tira-gosto no frio

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 

Ainda que o frio possa não ter chegado para ficar, a queda da temperatura cria o desejo de uma comidinha "para esquentar". Os caldos são uma boa opção para as refeições completas, como almoço e jantar; os cafés e chocolates quentes, para os lanches da tarde ou da manhã. O happy hour, momento queridinho dos brasileiros, não poderia ficar órfão. Neste domingo, o culinarista Ivan Tavares, do restaurante Gruta do Leão, sugere chilli beans, prato tipicamente mexicano à base de feijão, pimentão e carne moída, tradicionalmente servido com pimenta, "que varia de acordo com a disposição de cada um para comida picante", ressalta Ivan.

Segundo ele, a opção de acompanhamento que segue à risca a receita é a a pimenta do tipo "habanero", a terceira mais forte do mundo, aqui em Juiz de Fora facilmente encontrada em estandes do Mercado Municipal, assim como a pimenta conhecida como chilli, ingrediente básico do prato. "Mas a malagueta também pode ser usada, ou alguma outra mais fraca", diz ele. O feijão deve ser cozido além do tempo tradicional. "Deve chegar à consistência de uma pasta, sendo cozido por cerca de 50 minutos ou mais", orienta Ivan.

O prato é servido com salgadinhos do tipo nacho, também muito comuns na culinária mexicana, mas ele alerta que devem ser usados os que não vêm acrescidos de sabor. "Isso porque o chilli beans já é muito temperado. O feijão, a carne moída, os pimentões e os queijos gratinados por cima de tudo isso fazem uma mistura de paladar forte, então os nachos devem ser neutros", aconselha Ivan, acrescentando que o sour cream, outra figurinha tradicional da cozinha do México, também ajuda a neutralizar a intensidade do chilli beans, equilibrando o sabor do tira-gosto, que, com tantos ingredientes "calientes", cai bem com uma boa "birra", como diriam aos mexicanos, ao falar da boa e velha cervejinha gelada.

Galeria de Imagens

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você concorda com a retirada das pinturas de Lucio Rodrigues dos pontos de ônibus?