Publicidade

11 de Maio de 2014 - 06:00

Arroz-doce de brigadeiro une duas sobremesas tradicionalmente familiares

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 

Sempre à espreita na cozinha em que a mãe preparava quitutes, a bióloga Cláudia Ribeiro, de 25 anos, fez do fascínio pela alquimia de ingredientes que se passa nas panelas sua profissão. Sócia com duas irmãs da Rellicário Brigaderia, Cláudia criou, especialmente para a Tribuna deste domingo, uma sobremesa com sabor de "comidinha da mamãe", em homenagem ao dia delas. "Minha mãe faz um arroz-doce divino, foi a primeira coisa a que o Dia das Mães me remeteu. Juntei com o brigadeiro, que, além de nossa especialidade, é uma unanimidade, e a combinação foi surpreendente!".

Ao reunir dois dos doces mais queridos ao paladar dos brasileiros, Cláudia teve cuidado para não anular os sabores de um, nem do outro. "É possível sentir o brigadeiro e depois o arroz-doce. O ideal é fazer com o chocolate meio amargo, para a receita não ficar doce demais", explica a culinarista, que tem cursos de especialização em brigadeiros. Segundo ela, a receita pode ser servida quente ou gelada, e o ponto do doce também pode ser mais cremoso ou mais firme, dependendo do gosto de quem a prepara. "É como o ponto do brigadeiro mesmo, que pode ser o de comer com colher ou enrolar", explica ela, orientando que, caso a sobremesa seja servida fria, deve ser mantida tampada na geladeira para não ressecar. Caso a opção seja pela versão quente, a dica é acrescentar um pouco de leite ao aquecê-la.

Cláudia diz, ainda, que o confeito para finalizar doce pode ser variado, também de acordo com a criatividade e a preferência de quem estiver à beira do fogão. "Só não recomendo o granulado tradicional porque ele é muito açucarado. Mas em vez do confeito de chocolate, também fica legal usar paçoca ou raspas de chocolate meio amargo". Para quem ainda pensa em surpreender as homenageadas deste domingo, dá tempo! Cláudia acrescenta que o doce é de preparo fácil e rápido."

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?