Publicidade

08 de Junho de 2014 - 07:00

Empanado de abobrinha com molho de mostarda e mel é opção saudável de petisco

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 

Com a chegada da maior disputa de futebol do planeta, aparecem também os convites para juntar uma boa turma e assistir aos jogos, ótimo pretexto para tomar aquela cervejinha e beliscar petiscos. Verdade seja dita, o problema está nos excessos, e uma fugida da dieta aqui e acolá é sempre perdoável, mas, de jogo em jogo, o controle da alimentação pode ir por água abaixo. A receita deste domingo é perfeita para quem quer reunir os amigos com uma comidinha diferente, mas sem sair da dieta.

Feitos no forno, os empanados de abobrinha têm pouca gordura, reduzindo o teor calórico e evitando o risco de doenças cardíacas que as frituras oferecem. "O prato consegue dar a impressão de que estamos comendo um petisco típico de barzinhos, mas composto por ingredientes mais saudáveis. Mesmo quem não é fã de abobrinha (ou de vegetais em geral) pode gostar do petisco, pois os temperos e o molho dão muito sabor", destaca a nutricionista do Vigilantes do Peso, Michelle Bento, que assina a receita, incluída no 'Bolão de receitas', um guia com aperitivos saudáveis para quem deseja manter uma rotina light durante os jogos de futebol.

Segundo a especialista, tanto a farinha de trigo integral quanto a abobrinha são alimentos ricos em fibra, que trazem benefícios variados à saúde. "As fibras dão maior saciedade, ajudam no funcionamento intestinal e controlam a entrada de açúcar na corrente sanguínea", ressalta. Para que o petisco fique no ponto certo, a nutricionista dá dicas para o momento do preparo. "É importante pressionar bem as farinhas sobre as tiras de abobrinha para que grudem, de forma que a casca não se desfaça durante o processo de assar. Também é preciso atenção ao tempo de preparo, pois pode existir diferença entre os fornos, exigindo maior ou menor tempo", orienta. Quem quiser abrir mão da cerveja ou do refrigerante entre um gol e outro pode ir além das opções tradicionais dos sucos e chás e experimentar uma espécie de refrigerante caseiro e natural. "Basta misturar suco de frutas natural com água gasosa", diz a nutricionista.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que alertas em cardápios e panfletos de festas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool contribuem para reduzir o consumo de bebidas por motoristas?