Publicidade

22 de Junho de 2014 - 06:00

Tecnólogo em gastronomia sugere caldo de abóbora, crème brûlée e frappé de café

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 

Um belo prato principal, uma sobremesa diferente e o tradicional cafezinho para fechar em grande estilo. Para muitos, a fórmula descreve um típico almoço de domingo, que reúne a família em torno de uma mesa que, não raramente, é a de um restaurante. Nesta edição, o tecnólogo em gastronomia Matheus Rocha, formado pelo CES- JF, ensina a fazer uma refeição - com prato principal, sobremesa e um café gourmet - para incrementar o cardápio caseiro.

Para dar ainda mais charme aos pratos, Matheus preparou as iguarias no fogão a lenha, mas garante que não há perda alguma ao fazer as receitas no tradicional. A sugestão é um creme de abóbora com carne-seca e gorgonzola para abrir o menu. "Os ingredientes possuem grande harmonia quando combinados: a abóbora com textura de creme, os fios de carne-seca, os cubos de queijo gorgonzola derretidos pela cocção... todos deixam notas muito marcantes e, juntos, formam um novo sabor", observa Matheus.

A sobremesa vem com ares franceses, e Matheus ensina como fazer o tradicional crème brûlée. Para que a sobremesa tenha a consistência adequada, Matheus dá a dica. "Antes de distribuir o creme em tigelas, use uma peneira para tirar possíveis bolinhas que podem ter se formado durante o cozimento", orienta. Outro momento importante é o de caramelizar o açúcar cristal na superfície da sobremesa. "O ideal é usar um maçarico culinário, mas o efeito também pode ser obtido levando o doce ao forno para gratinar, e o resultado fica ainda melhor quando feito em um forninho que tenha a função 'gratinar'", diz o tecnólogo. Uma dica importante é preparar a sobremesa de véspera, já que há um tempo de espera de cinco horas na geladeira.

O frappé de café finaliza o cardápio em grande estilo, combinando café, leite e chocolate em uma mistura gelada, que pode ser servida com a sobremesa ou depois dela. "O frappé combina com o frio por causa do sabor forte do licor e do chocolate, que quebra o gelado do sorvete", explica Matheus.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da adoção de medidas, como tarifas diferenciadas e descontos, para estimular a redução do consumo de água?