Publicidade

29 de Junho de 2014 - 07:00

Chocolate além dos clichês

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 

Para os chocólatras, ainda que se encantem por outras sobremesas, nunca haverá alguma tão boa quanto quaisquer que incluam seu ingrediente preferido. O que poucos, mesmo os mais aficionados por chocolate, sabem, é que ele pode ir muito além dos doces, tornando-se mesmo o centro das atenções de uma refeição: o prato principal, como mostra a receita de hoje. Elaborado por dois ex-alunos do CES-JF como trabalho de conclusão de curso, o prato traz massa negra que leva cacau em pó no seu preparo e carré de cordeiro coberto por um saboroso molho - e não calda, atenção! - de chocolate.

"Escolhemos o chocolate como nosso ingrediente base, e a primeira coisa em que pensamos foi em uma carne. O filé mignon com molho de chocolate já é uma combinação usada, então selecionamos uma carne diferente. Optamos pela de cordeiro, que tem um sabor marcante, semelhante ao da carne suína, e escolhemos o carré porque é um corte de apresentação bonita, e a combinação com o chocolate ficou muito boa", destaca Mariana Lima, que assina a criação da receita com Thiago Nonato.

Segundo Mariana, o cacau em pó não interfere tanto no sabor da massa, atuando mais como um componente de cor. "O cacau não possui açúcar, e usamos uma quantidade muito pequena, mais para dar um tom escuro à massa", destaca ela, dando dicas sobre o ponto. "O ideal é deixá-la para descansar quando não estiver mais grudando na mão, não tem erro, e o tempo ideal costuma ser de 15 minutos", orienta. Na hora de abrir, o rolo de massa pode ser substituído facilmente por uma garrafa de vidro, e quem não tiver, em casa, uma carretilha - instrumento próprio para cortar massa, que deixa as tiras mais uniformes - pode utilizar uma faca de ponta fina. Para cozinhar a massa, a dica é que a água já esteja fervente antes de o macarrão ir para a panela.

A massa é coberta por manteiga noisette, um tipo de molho à base de manteiga de fácil preparo. "Depois que a manteiga começa a queimar, ela adquire uma cor escura e um aroma semelhante ao de nozes. Não queríamos que a massa tivesse molho, porque o da carne já tem um sabor muito intenso, e também queríamos salteá-la em algo mais que azeite. Esse sabor característico da manteiga noisette harmonizou muito bem com o chocolate", explica Mariana.

O tempo do carré no forno também é um ponto importante do preparo. "Vai depender do gosto de cada um, por carne bem-passada, ao ponto, ou malpassada, e o forno deve estar em torno de 180ºC. Meu ponto ideal leva cerca de 20 minutos, porque gosto da carne entre ao ponto e malpassada", diz Mariana. Segundo ela, o molho de chocolate não fica adocicado por causa do baixo teor de açúcar. "Quanto maior for o teor de chocolate, no caso 70%, menos doce ele será. O aromatizado deixa notas de laranja suaves como retrogosto e pode ser encontrado em lojas especializadas, mas é possível substituí-lo pelo chocolate amargo, sem aromatização ou com notas de outros sabores. Só não dá para usar chocolate ao leite, porque é doce", observa.

 

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que campanha corpo-a-corpo ainda dá voto?