Publicidade

13 de Julho de 2014 - 06:00

Salmão recheado com cream cheese e nirá demonstra versatilidade da culinária japonesa

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 

Quem pensa somente em sushis, sahimis e uma extensa família de "makis" quando se fala em comida japonesa pode passar a reconsiderar suas convicções com a receita deste domingo. Chef e sócio, ao lado de Gabriel Motta, do recém-inaugurado "Mr. Gohan", especializado na gastronomia nipônica, Evandro Reis ensina a preparar um salmão recheado com cream cheese e servido com nirá (da mesma família da cebolinha, do alho-poró e outros condimentos), acompanhado por um irresistível arroz com shitake. "Tanto o nirá quanto o shitake, assim como o próprio salmão, são tradicionais na culinária japonesa, mas nem todos sabem. Aqui no restaurante até o arroz é preparado da forma como os japoneses preferem, mais 'durinho', sem cozinhar muito, mas isso depende do gosto de cada pessoa", ressalta o chef.

A receita, divulgada em primeira mão pela Tribuna, estará também no site "Com Claudinha" (www.comclaudinha.com), da jornalista da Rádio Solar Claudia Figueiredo, que aborda gastronomia, turismo e variedades. Segundo o chef Evando Reis, um dos trunfos do saboroso prato é a mistura de sabores e texturas. "O salmão tem um paladar muito característico e é muito macio, combinando bem com a cremosidade e a leveza do cream cheese. O sabor sutil do nirá arremata esta mistura, e o shitake dá um toque especial ao arroz, coroado pelo alho-poró crocante."

Segundo ele, o salmão até pode ser substituído por peixe branco, e em hipótese alguma por bacalhau ou atum, mas o ideal é manter o preparo como no original. "O salmão é mais interessante por ter cor, sabor e texturas muito particulares", orienta. Para saltear os ingredientes, ele recomenda o uso de manteiga em vez de óleo ou azeite. "A manteiga dá mais sabor. É importante lembrar de derretê-la em um pouquinho de óleo e tomar cuidado para que não queime."

Para servir a iguaria, o chef sugere um picadinho de vegetais variados, como cenoura, repolho, vagem e tomate seco, que também ensina a fazer. "Basta cozinhar rapidamente os ingredientes picadinhos com azeite e duas colheres de sopa de saquê culinário, encontrado em lojas especializadas." Quem gostar de molho tipo shoyu também pode utilizá-lo ao saborear o arroz. Como harmonização, o Evandro sugere um refrescante drink feito à base de abacaxi, manjericão e vodka, ou, para manter o clima oriental, o clássico saquê.

Galeria de Imagens

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o resultado do PIB nos dois últimos trimestres vai interferir no resultado das eleições?