Publicidade

12 de Março de 2014 - 18:30

Baseado em fatos reais, "12 anos de escravidão" é o primeiro longa dirigido por um negro a vencer a categoria principal do Oscar; cinemas de JF passam a exibir ainda "Alemão", "A gaiola dourada", "Need for speed - o filme" e "Justin e a espada da coragem"

Por Tribuna

Compartilhar
 

12 anos de escravidão

Na semana em que o dia padrão para a estreia de filmes nos cinemas do Brasil muda de sexta para quinta-feira, as salas de Juiz de Fora finalmente recebem, neste dia 13, o vencedor do Oscar de melhor filme, premiação entregue há pouco mais de uma semana. "12 anos de escravidão" é o primeiro longa dirigido por um negro - o britânico Steve McQueen - premiado pela Academy Awards na categoria principal. A história, baseada em fatos reais, apresenta Solomon Northup (Chiwetel Ejiofor), um homem negro e livre que é sequestrado em 1841 e forçado por um proprietário de escravos a trabalhar em uma plantação na região de Louisiana, nos Estados Unidos. Solomon precisa superar humilhações físicas e emocionais para sobreviver. Ao longo de 12 anos, ele passa por dois senhores, Ford (Benedict Cumberbatch) e Edwin Epps (Michael Fassbender), que, cada um à sua maneira, exploram os serviços de Solomon, que é finalmente resgatado por um advogado.

"12 anos de escravidão" foi indicado a nove estatuetas e acabou levando, além da premiação principal, o Oscar de melhor roteiro adaptado e de melhor atriz coadjuvante, para a queniana Lupita Nyong'o. O filme derrotou os dois outros favoritos, "Gravidade", do mexicano Alfonso Cuarón, e "Trapaça", de David O. Russell, que disputaram dez categorias cada.

UCI 1: 13h30 e 18h35. Cinemais Alameda 3: 15h20, 18h30 e 21h10. Classificação: 16 anos.

 

'Alemão'

Alemão

A ocupação do Complexo do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro, em novembro de 2010, é o pano de fundo para o novo filme nacional que chega aos cinemas nesta quinta-feira. Escrito por Gabriel Martins, "Alemão" tem no elenco nomes como Cauã Reymond, Caio Blat, Milhem Cortaz, Otávio Müller, Gabriel Braga Nunes e Antonio Fagundes. O longa conta a história de cinco policiais que se infiltram nas favelas do Complexo do Alemão para completar uma missão. Mas os traficantes descobrem tudo sobre a operação secreta e começam uma busca incessante para eliminar os policiais infiltrados, que têm apenas 48 horas para conseguir sair do complexo de favelas.

Para dar mais realismo à história, o diretor José Eduardo Belmonte misturou à dramaturgia cenas reais registradas durante a ocupação, no dia 26 de novembro de 2010.

UCI 5: 13h30, 15h50, 18h10, 21h (todos os dias) e 23h20 (somente sexta e sábado). Cinemais Alameda 1: 14h40, 16h50, 19h15 e 21h30. Classificação: 16 anos.

 

'A gaiola dourada'

A gaiola dourada

A comédia luso-francesa "A gaiola dourada" tenta fugir do estilo blockbuster do cinema norte-americano, mas ainda assim lança mão de temas recorrentes da sétima arte para fazer o público rir. A diferença de costumes entre países e seus cidadãos e as situações e expectativas vividas por personagens que se tornam ricos de uma hora para outra são retratadas no longa dirigido pelo francês e filho de portugueses, Ruben Alves. A trama gira em torno de Maria e José Ribeiro, um casal de imigrantes portugueses na França, morando em um bairro nobre de Paris. Há mais de 30 anos ela trabalha como síndica, e ele, como zelador, sendo respeitados e admirados pelos moradores do local. Um dia, no entanto, uma herança inesperada proporciona aos dois a oportunidade de sair da pequena casa onde moram e voltar a Portugal, onde levariam uma vida luxuosa. Mas os habitantes do prédio não estão prontos para abandonar os preciosos serviços de Maria e José, e vão usar todas as armas necessárias para mantê-los no local.

"A gaiola dourada" foi um enorme sucesso nos cinemas portugueses, onde se tornou a produção nacional de maior sucesso em 2013.

Palace 2: 16h30, 19h e 21h30. Classificação: 10 anos.

 

'Need for speed - O filme'

Need for speed

Os fãs de "Need for speed", que desde 1994 faz história entre os apaixonados pelos games de corrida, têm um motivo para deixar os consoles de lado e correrem para o cinema. A versão cinematográfica do clássico estreia nesta quinta-feira em Juiz de Fora. "Need for speed - O filme" traz o personagem Tobey Marshall (Aaron Paul, o Pinkman da série de TV "Breaking Bad") e sua vingança pessoal contra o piloto Dino Brewster (Dominic Cooper). Como esperado, eles resolvem suas diferenças nas pistas clandestinas de corrida, onde são realizados rachas e perseguições.

Cinemais Alameda 4 (3D/dub): 14h, 19h10. Cinemais Alameda 4 (3D): 16h35 e 21h50.

 

'Justin e a espada da coragem'

Justin e a espada da coragem

A animação "Justin e a espada da coragem" fecha as estreias da semana em Juiz de Fora. O filme pretende agradar a criançada através da história de Justin, um garoto que sempre quis ser um cavaleiro. Seu pai, conselheiro-chefe da Rainha, no entanto, quer que o filho siga seus passos e se torne um advogado. Em busca de ajuda, o menino procura a avó e descobre que seu avô, Sir Roland, foi o mais nobre cavaleiro do reino e protetor do rei, até que ambos foram traídos e mortos pelo terrível Sir Heraclio. Contra o desejo de seu pai, Justin decide ir em busca de seu sonho e começa uma jornada para tornar-se cavaleiro.

UCI 2 (3D/dub): 17h35, 19h45 e 21h55 (exceto terça). Classificação: 10 anos.

Galeria de Imagens

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que a realização de blitze seria a solução para fazer cumprir a lei que proíbe jogar lixo nas ruas?