Publicidade

10 de Julho de 2014 - 06:00

Uiara Leigo estreia amanhã o show 'Meu canto é segredo' e CD homônimo será lançado ainda este ano

Por JÚLIA PESSÔA

Compartilhar
 
Cantora lança segundo show autoral de sua carreira hoje no CCBM
Cantora lança segundo show autoral de sua carreira hoje no CCBM

A dualidade é uma constante no trabalho da cantora e compositora Uiara Leigo. A voz grave nunca perde a suavidade, as letras impactantes são embaladas por melodias delicadamente construídas. E se o verso ganha leveza, a intensidade cresce no som. "Busco este equilíbrio, e acho que ele está muito presente neste novo trabalho, tenho sempre em mente a harmonia entre interpretação, letra e melodia", diz a cantora ao falar de "Meu canto é segredo", show que estreia amanhã no CCBM, com 12 composições inéditas que integrarão o novo disco da artista, previsto para ser lançado até o final do ano com o apoio da Lei Murilo Mendes.

Para Uiara, o disco representa um amadurecimento de seu trabalho, como se fosse a lapidação de "Pedra bruta", seu primeiro álbum autoral. "Ele tinha uma sonoridade mais inocente, algo mais rudimentar de início de carreira. 'Meu canto' vem depois de quatro anos de estrada, com uma referência muito grande de conhecimento e autoconhecimento", destaca a cantora, acrescentando que o trabalho surgiu de forma muito intuitiva. "Não tenho formação clássica de musicista e cantora, sou autodidata, então a intuição sempre pauta muito o que faço. Fui fazendo as letras e musicando, depois inserindo nos meus shows. Quando já tinha bastante material, resolvi entrar com a proposta da Lei Murilo Mendes", relembra a artista.

Segundo Uiara, as novas faixas são todas permeadas, embora tenham temas diferentes, pela tentativa de encontrar a si própria. "Em todas as letras, tento, de alguma forma, encontrar as minhas verdades. 'Meu canto é segredo', que também é uma faixa do disco, se relaciona, ainda, com o fato de as minhas letras serem sempre mais trabalhadas, complexas, e sempre permitem interpretações e reflexões diferentes para cada pessoa", explica Uiara, que destaca sua primazia nas letras. "Sempre tive aptidão para escrever, desde quando era criança em Muriaé. Escrevo muito, e parte disso se torna música. Tenho uma necessidade grande de transmitir não apenas uma verdade musical, mas verbal."

É do cotidiano, inclusive de seu outro ofício, como enfermeira, que surge muito da inspiração que norteia as composições de Uiara. "Minha música incorpora todas as minhas vivências. Vejo diariamente várias facetas do ser humano e me sinto mais sensível a ver a poesia no dia a dia. Qualquer coisa que me comove vira poesia", conta a cantora. Além das novas criações, o show traz o repertório de "Pedra bruta" e de seus tempos com a banda "Rock de bamba", grupo de samba rock que integrou lá pelos idos de 2008.


Seguindo o coração

"Meu canto é segredo" dialoga com referências diversas da carreira de Uiara, como vertentes do rock nacional e as raízes africanas presentes na música brasileira. "Algumas faixas têm uma pegada de bandas que me acompanham desde a adolescência, como Legião Urbana e Los Hermanos. Em outras, experimento uma sonoridade que flerta com o samba e o afoxé. Essas referências sonoras acabam também influenciando meu jeito de escrever", diz ela, que prefere se ver livre de classificações de gêneros musicais. "Pode ser MPB, mas tem uma veia rock, uma pegada de maracatu... Classificar para quê?", brinca a artista.

Como boa parte da classe, Uiara ainda vê muitas portas fechadas para a música autoral na cidade. "Há poucos espaços que apoiam este tipo de trabalho, e o público não tem muito acesso a ele, situação que vira um círculo vicioso. Existe muita gente fazendo música de qualidade, e as poucas iniciativas em prol da composição, como o Encontro de Compositores, rendem bons frutos, mas a gente ainda precisa recorrer a tributos e covers. Só que acabamos seguindo o coração e dando a cara para bater apesar das dificuldades, para fazer aquilo que amamos e em que acreditamos."

UIARA

Amanhã, às 20h

CCBM

(Av. Getúlio Vargas 200)

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você escolhe seu candidato através de: