Publicidade

22 de Março de 2014 - 07:00

Cadastramento de usuários será iniciado na segunda-feira, na Astransp

Por Tribuna

Compartilhar
 

O projeto-piloto para implementação do sistema de bilhete único nos ônibus de Juiz de Fora deve ser iniciado em 15 de abril, conforme previsão divulgada nesta sexta-feira (21) pela Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra). Os usuários do transporte coletivo interessados em se cadastrar para utilizar o sistema devem se dirigir à Astransp a partir desta segunda-feira. A emissão do cartão que dá acesso ao sistema é gratuita e, para solicitá-la, o cidadão deve comparecer pessoalmente ao local, apresentando carteira de identidade, CPF e comprovante de endereço. No ato, será agendada a entrega do cartão, que será emitido a partir de 15 de abril. Junto com o cartão, o usuário receberá o manual de utilização do sistema.

A integração temporal, no período de uma hora, será permitida inicialmente em apenas quatro linhas: 640 (Rodoviária), 555 (Universidade), 754 (Circular Benfica/Senai) e 756 (Distrito Industrial/Circular Benfica). As viagens devem acontecer em apenas um sentido de deslocamento - ida ou volta - entre linhas de regiões diferentes da cidade. Não haverá limite de integrações, e a utilização do sistema acontece exclusivamente por meio do cartão eletrônico, excluindo a possibilidade do passageiro pagar a tarifa na hora, em dinheiro.

Embora as regras de uso excluam a integração da viagem entre ônibus que atendam a mesma região, a Settra esclareceu à Tribuna que o caso dos circulares (754 e 756), que realizam trajetos somente a partir de Benfica, é uma exceção: a tarifa unificada será permitida para as linhas da Zona Norte, que ligam aqueles bairros ao Centro da cidade.

O valor da tarifa única será estabelecido ao final do período de cadastramento. A Settra, porém, adiantou que o mesmo será menor a R$ 4,10, equivalente hoje ao preço de duas passagens. Segundo a pasta, até o final de 2014, expectativa é integrar todas as linhas da cidade ao sistema.

A Astransp fica na Rua Espírito Santo, 296, Centro. O horário de funcionamento é das 8h às 18h.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?