Publicidade

09 de Maio de 2014 - 11:35

Por Tribuna

Compartilhar
 
Fiscalização foi realizada em estabelecimentos de JF
Fiscalização foi realizada em estabelecimentos de JF

Atualizada às 20h01

A criação de uma lei para estabelecer o número mínimo de caixas de atendimento preferencial aos idosos em supermercados foi pautada nesta sexta-feira (9) pela Comissão do Idoso da Câmara Municipal após fiscalização realizada em estabelecimentos da cidade. "Observamos que o atendimento à pessoa idosa é precário. Vamos nos reunir e elaborar um projeto de lei para determinar um percentual de caixas que deverá estar disponível a este público, algo em torno de 20%", informou o vereador Isauro Calais. 

Durante a fiscalização, chamada de Blitz do Idoso, também foram observados acessibilidade, condições de sanitários e o percentual mínimo de 5% das vagas de estacionamento reservadas aos consumidores da terceira idade. Neste primeiro momento, as falhas foram apontadas, e os estabelecimentos terão um prazo de 90 dias para se adequarem. Após este período, nova vistoria será feita, e os problemas reincidentes acarretarão em multa.

A Blitz do Idoso percorreu os supermercados Carrefour, no Bairro Cruzeiro do Sul, Hiperbretas, no Centro, Bahamas e Rede Super Mais (Fartura), no Manoel Honório, e Sales, em Santa Terezinha. Dos cinco estabelecimentos, apenas o supermercado da Rede Super Mais (Fartura) atendeu todos os requesitos, incluindo a sinalização com placas no interior do estabelecimento para o atendimento preferencial aos idosos em filas para a compra de pão e carne. As condições de acessibilidade e sanitários de todos os supermercados tiveram avaliações positivas. 

Para Calais, os principais problemas encontrados foram com relação ao número de caixas e de vagas de estacionamento. "Há supermercado que não possui nenhuma vaga reservada ao idoso. Estamos orientando as mudanças necessárias para que estas irregularidades sejam corrigidas." A fiscalização contou também com a participação dos vereadores Ana Rossignoli, Vagner de Oliveira e de integrantes das secretarias de Atividades Urbanas (SAU) e Transporte e Trânsito (Settra) e do Conselho Municipal do Idoso. 

 

Dia do Idoso

Atividades de alongamento e socialização foram oferecidas à população da terceira idade no Parque Halfeld nesta sexta em comemoração ao Dia Municipal do Idoso. O grupo também percorreu o Calçadão da Halfeld até a Batista de Oliveira, com faixas em alusão ao dia. A coordenadora do Centro de Convivência do Idoso (CCI) do Prefeitura, Rosângela Bonoto, explica que o objetivo é alertar a população sobre a data e conscientizar sobre a presença ativa do idoso na sociedade. 

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que alertas em cardápios e panfletos de festas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool contribuem para reduzir o consumo de bebidas por motoristas?