As famílias que ficaram em Juiz de fora e optaram pelo churrasco em casa para comemorar o Réveillon elevaram o movimento nos supermercados nesta segunda-feira (31), horas antes da virada do ano. Para surpresa dos empresários do setor, o movimento nas lojas foi intenso durante todo o dia. No Bretas, por exemplo, a expectativa era de aumento de 4% no faturamento da data. Por conta da demanda, subiu para 12% ante o mesmo período do ano passado. Os supermercados ficaram abertos ontem até as 21h. Hoje não haverá expediente.
O aposentado José de Paula Duque, 55 anos, deixou as compras para a última hora. Não pegou a estrada e optou por comemorar o ano novo em casa, com a família. No carrinho de José havia vários tipos de carne, torresmo e cerveja. O técnico em farmácia Carlos Fabiano Nascimento, 38, também preferiu ficar na cidade. Por conta do trabalho, postergou as compras para a véspera e encontrou gôndolas concorridas. Carlos levou para casa bebidas, carne, carvão e aperitivos. "Estou achando o supermercado bem cheio."
"Imaginei que teríamos uma estagnação por conta do feriado, mas o movimento está acima do esperado", comemora o gerente regional do Bretas, Rodrigo Diniz. Diante do bom resultado do período pré-Réveillon (vendas de sexta-feira até ontem), a expectativa é de impacto positivo no desempenho de dezembro. A estimativa inicial era de alta de 4% no mês, que já dobrou, na comparação com o mesmo período de 2011. "Foi uma boa surpresa."
A gerente administrativa do Supermercado Pais & Filhos, Joana D'Arc de Oliveira Fernandes, também está satisfeita com a procura. "Como sempre, as pessoas deixam as compras para a última hora." Entre os itens mais concorridos, Joana cita as carnes (inclusive as natalinas), e as bebidas, em especial água, refrigerante, cerveja e espumante. "O movimento está muito bom, até um pouco acima do esperado." De acordo com a gerente, a alta de vendas em relação a dezembro do ano passado já chega a 10,8%. No ano, o aumento é de 10,32% em relação a 2011.
O gerente da Silva Mello Supermercado - Rede Opa, Edson Reis do Nascimento, também identificou aumento da procura ontem, embora esperasse movimento ainda maior. Na sua opinião, muitos consumidores viajaram, o que impactou as vendas. Além de produtos para churrasco, Edson cita a preferência por frutas típicas, para a ceia da virada.
Vendas
O movimento de compras em dezembro deve ser responsável por alta entre 5% e 6% das vendas nos supermercados ante o mesmo período de 2011. Na comparação com novembro, o aumento deve chegar a 26%, conforme estimativa da Associação Mineira de Supermercados (Amis). Embora o setor tenha amargado retração de 1,73% nas vendas em novembro na comparação com outubro, o desempenho do acumulado do ano já é 5,53% maior em relação ao ano anterior, acima dos 4% estimados pela entidade para o ano. Os números, já deflacionados pelo Índice de Preços ao Consumidor (IPCA), são do Termômetro de Vendas, levantamento mensal realizado pela Amis.



$msg
Mais comentários