Publicidade

14 de Fevereiro de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

Brasília (ABr) - O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) informou ontem que o sistema elétrico brasileiro encontra-se estruturalmente equilibrado e com sobras. O grupo se reuniu em Brasília para avaliar as condições de suprimento de energia do país, especialmente com a falta de chuvas nos reservatórios das hidrelétricas.

"A não ser que ocorra uma série de vazões pior do que as já registradas, evento de baixíssima probabilidade, não são visualizadas dificuldades no suprimento de energia no país em 2014", diz a nota divulgada pelo Comitê. A reunião foi coordenada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão.

De acordo com o CMSE, existe uma previsão de carga para 2014 de 67 mil megawatts médios de energia, levando em conta as séries históricas de vazões. Considerando uma folga de 5% estabelecido pelo Conselho Nacional de Política Energética, ainda existe uma sobra de 6.200 megawatts médios, equivalente a 9% da carga prevista.

Segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), os reservatórios do Sistema Sudeste/Centro-Oeste estavam ontem com 36,28% da capacidade de armazenamento.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?