Publicidade

01 de Julho de 2014 - 15:59

12ª edição do Cabrafest tem programação intensa de quinta a domingo em Coronel Pacheco

Por Tribuna

Compartilhar
 

Com população estimada em pouco mais três mil habitantes, o município de Coronel Pacheco, a 28 quilômetros de Juiz de Fora, recebe essa semana a 12ª edição da Cabrafest. O evento, que começa nesta quinta-feira (3) e vai até domingo, pretende divulgar a viabilidade da criação de cabras, promover o aperfeiçoamento de técnicas e debater temas como a nutrição e o manejo sanitário dos rebanhos. São esperados produtores, estudantes e técnicos da área vindos de Minas Gerais e de vários estados brasileiros.

Dentro da programação técnica do festival, o 11º Workshop Produção de Caprinos na Região da Mata Atlântica traz os painéis "Manejo nutricional e sanitário do rebanho" e "Diversificando a produção: experiências compartilhadas". O workshop é uma realização da Embrapa em parceria com a Associação de Criadores de Cabras Leiteiras da Zona da Mata (Caprima) e a Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos de Minas Gerais (Accomig/ Caprileite). O evento conta também com concurso leiteiro, exposição e venda de animais.

Integra ainda a programação da Cabrafest, a 12ª edição do Festival Gastronômico, com pratos a base de carne de cabrito e queijos de cabra. "Estamos sempre ampliando os horizontes. Iniciamos a Cabrafest com foco na caprinocultura leiteira, porque nossa região é uma bacia leiteira, mas hoje estamos dando bastante atenção também à ovinocultura leiteira, que é uma tendência. A partir de pesquisas realizadas com os participantes, nós montamos a programação dos festivais seguintes, para atender às demandas deles", explica a pesquisadora da Embrapa Izabel Carneiro.

No sábado (5), está previsto o Circuito Serras e Cabras da Mata Atlântica, com saída às 8h30, da Praça São Cristóvão. Neste momento, produtores participantes são convidados a conhecer os sistemas produtivos em fazendas da região.

Além das palestras e eventos voltados para produtores, a Cabrafest tem shows musicais, corrida de rua e eleição da Garota Cabra Fashion. O evento é uma parceria entre a Embrapa, a Caprima e a Prefeitura de Coronel Pacheco. A Cabrafest acontece na Praça José Manoel Fernandes, no Bairro São Cristóvão, em Coronel Pacheco.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que alertas em cardápios e panfletos de festas sobre os riscos de dirigir sob efeito de álcool contribuem para reduzir o consumo de bebidas por motoristas?