Publicidade

05 de Junho de 2014 - 07:00

Com incorporação da Viação São Cristóvão, empresa atenderá 30 bairros e terá mais de 200 colaboradores

Por Gracielle Nocelli

Compartilhar
 

A empresa de transporte público Goretti Irmãos Ltda. (GIL), que atua na região Leste de Juiz de Fora, comprou a Viação São Cristóvão Ltda. e, a partir de agora, atenderá também os bairros da região Sudeste da cidade. A incorporação das duas empresas foi analisada e autorizada pela Prefeitura que informou, por meio de sua assessoria, que "os requesitos legais previstos no Código Civil, na Lei de Licitações e na Lei de Concessões foram cumpridos, e que as previsões da legislação municipal também foram atendidas. Em função disso, a operação foi autorizada."

Desde o último domingo, 1º de junho, os ônibus que pertenciam à Viação São Cristóvão foram levados à garagem da GIL e adesivados com a marca da nova companhia. Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transporte Coletivo Urbano, Intermunicipal, Interestadual, Fretamento e Turismo de Juiz de Fora (Sinttro-JF), o quadro de funcionários também foi incorporado, e nenhuma demissão ocorreu. "Estamos acompanhando esta mudança de perto. Nenhum trabalhador perdeu emprego por causa da compra de uma empresa pela outra. Pelo contrário, foram contratadas mais pessoas, pois, neste momento, motoristas e cobradores que trabalhavam na São Cristóvão estão recebendo treinamento para atender também as linhas da GIL", garante o presidente da entidade, Adilson Rezende.

De acordo com dados do Sinttro-JF, a GIL agora terá mais de 200 colaboradores. Os trabalhadores atenderão 30 bairros da cidade. Além dos 16 que já eram atendidos na região Leste, a empresa será responsável pelas linhas de Usina Quatro, Floresta, Jardim Esperança, Caeté, Retiro, Santa Tereza, Sarandira, Vila Ozanan, Furtado de Menezes, Solidariedade, Vila Ideal, Granjas Primavera, Granjas Bethel e Vila Olavo Costa. Na avaliação da secretaria municipal de Transporte e Trânsito (Settra), "a incorporação não prejudica o serviço nem o atendimento aos usuários", conforme informações da assessoria da pasta.

Com a incorporação, a Viação São Cristóvão encerra uma história de mais de 60 anos. Fundada em 1952, a companhia esteve vinculada ao início do transporte coletivo urbano da cidade. Em 1974, a empresa foi adquirida pela família Paschoalin e, em 1999, foi feita a sociedade com a família Goretti. A Tribuna tentou contato com representantes de ambas as empresas, mas não obteve retorno.

Licitação

Em outubro do ano passado foi iniciado estudo da Tecnotran - Engenheiros Consultores Ltda. para a reestruturação do transporte coletivo urbano de Juiz de Fora. A expectativa é que a conclusão do trabalho ocorra no próximo mês. O projeto foi iniciado após o Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais (TCE-MG) ter considerado legal o processo licitatório, que ficou emperrado durante quatro anos em virtude de denúncias sobre possíveis irregularidades. Na ocasião, a Prefeitura comunicou que a proposta era que o estudo apontasse novo direcionamento, desenhando uma nova rede de transporte, e permitindo que a cidade tenha, pela primeira vez na história, licitação no transporte público.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que os resultados do programa "Olho vivo" vão inibir crimes nos locais onde estão as câmeras?