Publicidade

16 de Maio de 2014 - 07:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

A Zona da Mata não teve muitos motivos para comemorar o Dia da Indústria, celebrado nesta quinta-feira (15). O setor registrou queda nos índices de faturamento, emprego e massa salarial no primeiro trimestre de 2014, conforme estudo divulgado nesta quinta. A Pesquisa Indicadores Industriais, elaborada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), mostrou ainda que na comparação entre o mês de março deste ano e do ano passado, as horas trabalhadas e a utilização da capacidade instalada também apresentaram recuo.

De janeiro a março deste ano, o faturamento das indústrias da Zona da Mata foi 3,19% menor do que no mesmo período de 2013. O emprego teve queda de 2,44%, e a massa salarial, de 0,63%. De acordo com o estudo, a retração é justificada pela redução nas vendas para o mercado doméstico. Neste intervalo, os resultados foram positivos com relação às horas trabalhadas, que aumentaram 1,67%, e à utilização da capacidade instalada que subiu de 85,79% para 86,96%.

Na comparação entre os meses de março de 2014 e 2013, o faturamento reduziu 16,95%, o emprego diminuiu 2,5%, as horas trabalhadas tiveram queda de 8,46% e o nível de utilização da capacidade instalada caiu 2,81 pontos percentuais. Apenas a massa salarial apresentou aumento, de 21,01%.

Apesar dos registros de queda em relação a 2013, os resultados de março de 2014 apresentam certo aquecimento ante a fevereiro deste ano. Segundo o estudo, as vendas para o mercado interno aumentaram de um mês para o outro, o que elevou em 0,64% o faturamento do setor. O emprego cresceu 0,53%. As demais variáveis apresentaram redução.

Solenidade

Em comemoração ao Dia da Indústria, a Fiemg realizou evento para empresários do ramo nesta quinta-feira, em Belo Horizonte. Na ocasião, o empresário Antônio José Vieira, diretor-presidente da Higident do Brasil, recebeu o título de Industrial do Ano, e o ex-governador Antonio Anastasia foi homenageado. Durante a solenidade foram entregues também a medalha do Mérito Industrial 2014 para 15 empresários do estado e feita a cerimônia de posse da nova diretoria da Federação.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Governo federal deve refinanciar as dívidas dos clubes de futebol?