Publicidade

07 de Maio de 2014 - 06:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

Rio de Janeiro (ABr) - A partir de agora, os contribuintes podem usar smartphones e tablets para informar ocorrências relativas à apuração mensal do imposto obrigatório Carnê-Leão. O aplicativo App Carnê-Leão foi lançado ontem pelo secretário da Receita Federal, Carlos Alberto Barreto, na 48ª Assembleia Geral do Centro Interamericano de Administrações Tributárias (Ciat), que acontece no Rio de Janeiro.

Desenvolvido para os sistemas Android e iOS, da Apple, o aplicativo destina-se às pessoas físicas que recebem rendimentos de outras pessoas físicas ou do exterior, e que estejam sujeitas a recolher o imposto mensalmente. Carlos Alberto Barreto destacou que o lançamento do aplicativo faz parte do esforço da Receita de intensificar os investimentos em tecnologia para reduzir a burocracia e facilitar o cumprimento das obrigações tributárias pelos contribuintes.

O secretário ressaltou que o novo aplicativo oferece a possibilidade de fotografar comprovantes das ocorrências, como os recibos de aluguéis. Ao final do processo, o App Carnê-Leão permite gerar o Documento de Arrecadação de Receitas Federal (Darf), que será pago nos bancos. Outra vantagem do novo aplicativo é a apresentação dos demonstrativos mensais e anual e o envio do arquivo para o programa do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) do próximo ano.

O App Carnê-Leão é gratuito. Ele já está disponível para download nas lojas Apple e Google.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que os resultados do programa "Olho vivo" vão inibir crimes nos locais onde estão as câmeras?