Publicidade

05 de Fevereiro de 2014 - 07:00

Curto-circuito provocou queda de energia em 11 estados. Em MG, 230 mil unidades foram atingidas

Por Tribuna

Compartilhar
 

Pelo menos 11 estados do país ficaram sem energia elétrica na tarde de ontem, durante apagão que atingiu mais de 3,5 milhões de unidades consumidoras das regiões Sudeste, Sul, Centro-Oeste e Norte. Em Minas Gerais, cerca de 230 mil consumidores foram afetados. Municípios da região metropolitana de Belo Horizonte, do Triângulo e das regiões Leste, Oeste e Sul do estado ficaram sem luz. O desligamento ocorreu às 14h02, e o restabelecimento foi iniciado às 14h48, sendo finalizado às 14h58, conforme dados da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig). Juiz de Fora e a Zona da Mata não sofreram interrupção de energia.

De acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), um curto-circuito numa linha de transmissão no estado de Tocantins teria originado o apagão. O problema foi registrado na linha de transmissão 500 kV Miracema-Colinas C3, controlada pelo FIP Brasil. Em seguida, outro curto ocorreu na linha 500 kV Miracema-Colinas C2, controlada pela Cemig. Diante das duas ocorrências, foi acionado o comando de desligamento do circuito remanescente. Amanhã será realizada reunião para analisar detalhes da ocorrência.

Durante entrevista coletiva na sede do Ministério de Minas e Energia, em Brasília, o secretário executivo da pasta, Márcio Zimmermman, destacou que a falha não tem relação com o aumento do consumo de energia das últimas semanas, provocado pelo calor. Segundo ele, "o sistema elétrico brasileiro é "equilibrado" e não existe risco de faltar energia no país devido à falta de chuva e queda no nível dos principais reservatórios de hidrelétricas."

Além de Minas Gerais e Tocantins, os estados de Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo também foram afetados pela queda de energia. Este último teve o maior número de unidades atingidas: mais de 1,2 milhão.

Histórico

O mais recente apagão com grandes proporções no país ocorreu em agosto do ano passado, quando uma queimada em uma fazenda do Piauí levou à falta de energia em todos os estados do Nordeste.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que os resultados do programa "Olho vivo" vão inibir crimes nos locais onde estão as câmeras?