Publicidade

19 de Março de 2014 - 06:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

O setor de panificação de Juiz de Fora cresceu 6% em 2013. O resultado é inferior ao índice nacional, de 8,7%, e mostra desaceleração do setor local ante aos 9% registrados em 2012. De acordo com o presidente do Sindicato da Panificação de Juiz de Fora (Sindipan-JF), Heveraldo Lima de Castro, o ano passado foi considerado "instável". "Tivemos queda no consumo do pão, nosso carro chefe. Apenas os pães industrializados apresentaram alta. Além disso, o aumento médio de 22% no preço do trigo, que representa 40% dos custos dos produtos panificados, também afetou os empresários", justifica.

Mesmo com os resultados, Heveraldo destaca o investimento de empresários do setor. "Tivemos diversas reformas de padarias e o aumento da oferta de produtos", avalia. Para 2014, segundo ele, a expectativa do setor se volta para a aprovação do projeto de lei que tramita na Câmara Federal e que desonera os produtos panificados. "Ele já foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e poderá beneficiar tanto o setor quanto a população", defende.

Dados da Associação Brasileira da Indústria de Panificação e Confeitaria (Abip) mostram que as padarias e confeitarias brasileiras movimentaram R$ 76,4 bilhões em 2013. Com crescimento de 8,7%, esta foi a primeira vez, desde 2007, que o setor cresceu abaixo de 10%.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor de fechamento de pista em trecho da Avenida Rio Branco para ciclovia nos fins de semana?