Publicidade

11 de Fevereiro de 2014 - 21:21

Por Tribuna

Compartilhar
 

Acontece nesta quarta-feira (11), em Belo Horizonte, audiência pública sobre o processo licitatório do Aeroporto Presidente Itamar Franco, localizado entre Rio Novo e Goianá. Prevista para ser realizada em novembro do ano passado, a audiência é um dos trâmites necessários que antecedem o lançamento do edital de concessão para exploração do terminal no modelo de parceria público-privada. O aeroporto será o primeiro do estado a ser transferido para esta modalidade.

Neste tipo de gestão, conhecida como concessão patrocinada, o Governo de Minas Gerais irá complementar a remuneração da empresa concessionária e estabelecer cronograma de ações que deverão ser seguidas durante o período de contrato. O valor estimado da licitação é de até R$ 188.906.460, e o prazo de vigência da concessão é de 25 anos, podendo ser prorrogado por mais cinco.

O edital, ainda sem data prevista de lançamento, estabelece que poderão participar da concorrência empresas nacionais e estrangeiras, desde que tenham representação no país. A vencedora será aquela "que apresentar proposta que melhor satisfaça, nos termos do edital, critério técnico e solicite o menor valor para a contraprestação a ser paga pelo Estado."

A modificação do modelo de exploração do Aeroporto Itamar Franco faz parte do Programa Proaero, desenvolvido pelo Governo de Minas Gerais. De acordo com a assessoria do Governo, "desde 2006 está sendo realizado um conjunto de ações para adequar, ampliar e melhorar a malha aeroportuária do estado, com o objetivo de acelerar o crescimento econômico e o desenvolvimento social."

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o Rio vai conseguir controlar a violência até a Copa do Mundo?