Publicidade

28 de Fevereiro de 2014 - 06:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

Estão abertas as inscrições para o terceiro ciclo do Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex) - Zona da Mata, destinado à capacitação das indústrias da região para desenvolvimento do potencial competitivo e atuação no mercado externo. Nesta etapa são oferecidas 110 vagas para empresas da região. Os interessados devem entrar em contato com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) Regional Zona da Mata pelo telefone (32) 3249-1034 ou e-mail peiex-zonadamata@fiemg.com.br. As inscrições são gratuitas, e o requesito é que a indústria esteja com CNPJ ativo.

Com a participação no projeto, a empresa receberá visita técnica para realização de diagnóstico que irá avaliar o trabalho de gestão. "Em seguida serão apresentadas as ações que deverão ser realizadas para que a indústria desenvolva o potencial competitivo",explica a monitora extensionista Aretha Martins. "O trabalho de melhorias será feito pelo empresário e sua equipe de funcionários a partir de treinamento oferecido pelo Peiex." O projeto tem duração de, aproximadamente, quatro meses. Após este período, os inscritos continuam recebendo orientações dos consultores.

Exportação

De acordo com Aretha, uma vez identificado o potencial para exportação, a indústria é capacitada para atuação no mercado externo. "Há empresas que têm interesse e produção de boa qualidade, mas que ainda não exportam pela dificuldade em gerir este processo." Do total de 479 empresas que já passaram pelo projeto, iniciado na Zona da Mata em 2009, cerca de 10% estão em processo de internacionalização. "Estamos colhendo bons resultados na região. A prova disso foi a criação dos núcleos do Peiex em Muriaé e São João Del Rei para este terceiro ciclo."

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da adoção de medidas, como tarifas diferenciadas e descontos, para estimular a redução do consumo de água?