Publicidade

08 de Março de 2014 - 06:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

A Receita Federal espera receber em Juiz de Fora cerca de 93 mil declarações de Imposto de Renda (ano base 2013) até o dia 30 de abril, data limite para que a documentação seja entregue sem multas. A expectativa é um pouco superior aos números do ano passado, quando a Receita calculava receber 92 mil documentos e foram somados, no final do período, 92.436. O programa, já conhecido dos contribuintes, está disponível para download no site da Receita Federal. Entre as novidades deste ano estão a extinção da entrega da declaração por disquete e a melhoria nos aplicativos desenvolvidos para serem utilizados em dispositivos móveis, como smartphones e tablets.

O delegado regional, Marcos Adriano Amorim, acredita que a extinção do disquete - que antes era entregue em agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil - não deve acarretar em problemas ao contribuinte. "A utilização do dispositivo foi diminuindo gradativamente ao longo dos anos, como aconteceu quando a declaração era exigida em papel", explica. Para Amorim, os aplicativos para celulares e tablets devem contemplar 90% dos contribuintes da cidade.

A entrega do documento é obrigatória para pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 em 2013. O órgão destaca que os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, recebem mais cedo as restituições do IR, caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de doenças grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores começam a ser pagos em junho de cada ano pelo Governo, e os acertos se estendem até dezembro, geralmente em sete lotes. O contribuinte que não realizar a entrega dentro do prazo está sujeito a multa mínima de R$ 165,74.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor de fechamento de pista em trecho da Avenida Rio Branco para ciclovia nos fins de semana?