Publicidade

26 de Fevereiro de 2014 - 06:00

Por Tribuna

Compartilhar
 

A Receita Federal disponibiliza a partir de hoje o programa do Imposto de Renda (IR) 2014, necessário para que os contribuintes façam a declaração. O download pode ser feito no site www.receita.fazenda.gov.br . O período para envio do documento começa no dia 6 de março e segue até 30 de abril. Quem não fizer a entrega dentro do prazo está sujeito a multa mínima de R$ 165,74.

A declaração do IR 2014 também pode ser feita por meio de dispositivos móveis (tablets e smartphones). Neste caso, o aplicativo estará disponível somente em 6 de março. Este ano não será mais permitida a entrega do documento via disquete nas agências do Banco do Brasil ou da Caixa Econômica Federal, como aconteceu até 2013.

A Receita Federal espera receber 27 milhões de declarações, o que representa aumento de cerca de um milhão de contribuintes em relação ao ano passado. A entrega do documento é obrigatória para pessoas físicas que receberam rendimentos tributáveis superiores a R$ 25.661,70 no ano passado. O órgão destaca que os contribuintes que enviarem a declaração no início do prazo, sem erros, recebem mais cedo as restituições do IR, caso tenham direito a ela. Idosos, portadores de moléstia grave e deficientes físicos ou mentais têm prioridade. Os valores começam a ser pagos em junho de cada ano pelo Governo e se estendem até dezembro, geralmente em sete lotes.

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você é a favor da proibição de rodeios em JF, conforme prevê projeto em tramitação na Câmara?