JF. quinta-feira 25 mai 2017
OUÇA AGORA
Publicidade
17 de maio de 2017 - 19:05

Equipe juiz-forana integra competição de drones

Alunos do IF Sudeste MG vão representar Juiz de Fora na disputa
Por Bárbara Riolino

Doze equipes formadas por estudantes do ensino profissional técnico de nível médio dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo participam neste final de semana da 1ª Fórmula Drone SAE BRASIL, que acontece no campus da Universidade Federal de Itajubá (Unifei). Conforme antecipado pela Tribuna, a equipe DronlFly, formada por alunos do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG), representa Juiz de Fora na disputa. A equipe reúne estudantes do ensino médio matriculados nos cursos de Eletrotécnica e Eletromecânica, que, desde novembro do ano passado, encontra-se debruçada na montagem e programação do equipamento e no treinamento para vencer cada uma das cinco missões propostas pela competição. As missões simulam situações reais nas quais os equipamentos podem ser aplicados, como por exemplo, a medição da distância entre objetos em um campo, localização de objetos e monitoramento interno em uma área que seja inacessível para o ser humano.

Conforme avalia o professor e coordenador da DronlFly, Filipe La-Gatta, a equipe tem tudo para chegar às primeiras colocações, quem sabe, voltar para a casa com o título de campeã. “Ao longo de toda essa preparação eles conseguiram desenvolver bem todas as missões, além de demonstrarem comprometimento e postura profissional. Compreenderam que o projeto é muito mais do que uma competição, mas sim uma oportunidade de enxergar o drone como instrumento tecnológico e de pesquisa”, destaca. A DronIFly é composta por sete estudantes, que foram responsáveis pela estruturação do drone a partir da montagem das peças, soldas, programação, controle e pilotagem. Os treinos e teste de voos das aeronaves aconteceram nas dependências do IF Sudeste MG.

A competição começa nesta sexta (19) e segue até domingo (21). No primeiro dia, as equipes participam da etapa de apresentação dos projetos à comissão de juízes. Os dois dias subsequentes são dedicados à etapa de competição de voo, onde ocorrem as provas práticas. A somatória dos pontos obtidos nas duas etapas define a classificação final das equipes. A Fórmula Drone é uma iniciativa educacional a cargo da SAE BRASIL, Sociedade Brasileira da Tecnologia da Mobilidade, com o objetivo de estimular o intercâmbio de técnicas e conhecimentos de engenharia de sistemas aplicados à operação de aeronaves tipo drone, por meio da competição entre equipes.

Publicidade


*

Restam 500 digitos

 

Top