Gastrô+ 15-04-2017

De comer rezando Pizza para todo mundo Sem perder sabor de vista, Mr Tugas investe em linha fit e vegana com massa integral e sem glúten Fora do âmbito da gastronomia, quando alguma coisa “acaba em pizza”, as coisas não vão lá muito bem. No Mr Tugas, ao contrário, quando tudo “acaba” na iguaria que […]

Por Júlia Pessôa

15/04/2017 às 07:00hs - Atualizada 24/04/2017 às 15:44hs

De comer rezando

Pizza para todo mundo

Sem perder sabor de vista, Mr Tugas investe em linha fit e vegana com massa integral e sem glúten

mr_tugas_-_pizza_vegana

Fora do âmbito da gastronomia, quando alguma coisa “acaba em pizza”, as coisas não vão lá muito bem. No Mr Tugas, ao contrário, quando tudo “acaba” na iguaria que é referência da casa, é ótimo sinal, e a partir de agora a máxima vale também para quem tem algumas restrições alimentares ou simplesmente está buscando uma alimentação mais saudável – mas não abre mão de comer muito bem. A pizzaria lançou uma linha fit e vegana, sob orientação da nutricionista Carolina Micarello e a consultoria de Laércio Almeida, da Associação Brasileira de Vegetarianos em Juiz de Fora.

O menu traz opções de massa integral e sem glúten, além de saladinhas e entradas. “A ideia é aliar o sabor já conhecido das nossas receitas a ingredientes mais leves”, explica Hugo Siqueira, proprietário da casa. Nas saladas, um dos destaques para quem ama frutos do mar como esta que vos escreve é a de salmão com crosta de gergelim. O pescado é servido com tomatinhos italianos e bolinhas de queijo de búfala junto a uma saladinha 100% orgânica de alface, manjericão e cebola.

As entradas seguem a linha das pizzas, com massa integral ou sem glúten. Todas as pizzas já existentes na casa também podem ser preparadas em um destes tipos de massa, é só pedir ao garçom. As torradinhas com massa sob escolha podem ser servidas com pesto, mozarela e búfala, azeitonas, tofu e abobrinha grelhada. Além disso, há opções com mix de tofus que não leva qualquer espécie de massa e uma entradinha mediterrânea com pão italiano, tomates, pesto e tofu. Minha paixão, na linha vegan, foi a “Arábica”, foccacia feita com a massa integral e recheada com um tofu temperadinho, que leva tomates secos e alho-poró, servida com rúcula orgânica e ervas finas. Um suplício.

O conteúdo continua após o anúncio

O público vegano também é bem contemplado nas opções de pizza: há oito sabores especiais 100% livres de ingredientes de origem animal, com queijo tofu nas modalidades frescal extra firme, defumado e defumado fatiado temperado. Entre as pizzas, a queridinha foi a Meridional, feita com o tofu defumado e que leva coração de alcachofra (cujo sabor se destaca sem roubar a cena), shitake e pesto de manjericão orgânico.

Para quem não abre mão de um docinho, tem pizza doce fit (massa integral ou sem glúten) de morangos com chocolate e chantilly fit. Também tem a de massa vegana com chocolate 100% cacau e farofa de paçoca com castanhas caramelizadas. Para os celíacos, há risco de contaminação cruzada mesmo com uma pizza 100% sem glúten, já que os pratos tradicionais que levam farinha de trigo são preparados no mesmo ambiente. Para quem restringe a substância por opção, é só escolher e se deleitar.

Tira-gosto

Nova cerveja artesanal na praça

Foto: Júlia Pessôa
Foto: Júlia Pessôa

Já consagrado no burburinho da gastronomia pelas criações na cozinha, permeadas por um delicioso flerte entre a culinária alemã e a mineira, a Das Haus Comedoria integra agora o mercado cervejeiro, com o lançamento da sua artesanal, a Das Haus Bier. Todas as cervejas são produzidas sob a os preceitos da Escola Cervejeira Alemã, utilizando apenas malte, cevada e lúpulo nas receitas. A casa produz cinco rótulos: três tradicionais (Weiss, Pilsen, Red Ale) e dois mais raros (Rauchbier, feita com malte defumado e em tom mais caramelado, e Kölsch, pouco encontrada por estas bandas, que é clara, suave, de aromas frutados e baixo amargor). Para cada uma delas, há harmonizações incríveis entre os pratos e entradinhas da casa, criações do chef Caíque Fonseca. A boa é conferir a cerveja e o restaurante, que tem uma pegada aconchegante de casa da gente, em um almoço prolongado de domingo ou feriadão.

Delícias a preço fixo

Para quem curte experimentar menus diferentes, mas não está lá podendo gastar muita grana, é só ficar de olho em menus especiais com preço fixo, tática que cada vez mais restaurantes de JF vêm adotando para atrair o público. No Capitão Arnaldo (Rua Capitão Arnaldo de Carvalho 561, Jardim Glória), tem o “Menu do dia”, que traz entrada, principal e sobremesa por R$ 49 por pessoa, experiência gastronômica completa. Recentemente, o menu teve crostini de blue cheese com caponata mediterrânea, seguido por arroz de bacalhau ou spaghetti de legumes tostados como opções de principal. Para adocicar, churros com doce de leite. No Garagem (Rua Luís de Camões 74, São Mateus), toda quarta tem um cardápio fit e espumante liberado até 22h para mulheres, por R$79,90. A casa também faz versões degustação de seu cardápio de porções e comidinhas de bar por preços fixos. Pra quem curte comida japonesa, o Japa Temak (Independência Shopping, Alameda e Spazio Design) tem o Menu Japa Especial, com peças exclusivas e diferenciadas, no esquema entrada + peças frias + peças quentes + sobremesa por preços fixos, nas opções simples e especial, mas ambos com preço fixo.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia