Deu porco

Pelo horóscopo chinês, 2017 é o ano do galo, mas pela gastronomia que rege os botequins de Juiz de Fora, deu porco. O grande campeão da sétima edição do Comida di Buteco na cidade foi o Bar do Totonho, com o “Sabor mineiro”, uma suculenta e farta costelinha suína servida com purê de abóbora e […]

Por Juliana Netto

17/05/2017 às 21:05hs - Atualizada 17/05/2017 às 21:05hs

Pelo horóscopo chinês, 2017 é o ano do galo, mas pela gastronomia que rege os botequins de Juiz de Fora, deu porco. O grande campeão da sétima edição do Comida di Buteco na cidade foi o Bar do Totonho, com o “Sabor mineiro”, uma suculenta e farta costelinha suína servida com purê de abóbora e farofa de milho. O resultado foi divulgado na última terça-feira (16), na “Saideira”, evento de premiação que apresentou os vencedores deste ano. “Eu e minha família trabalhamos muito por isso, por esse reconhecimento, estamos muito felizes”, disse Totonho ao receber a faixa da vitória, o tradicional prato-troféu da disputa e prêmios em voucher de patrocinadores. Segundo o dono do bar, a receita foi criada levando em conta as referências da culinária mineira. “Ainda não tínhamos experimentado em nosso cardápio, então aproveitamos a oportunidade para darmos uma diferenciada com estes sabores de minas.

“Estreando na competição, o Canto da Mata já abocanhou o vice-campeonato, com seu “Three little birds”, porção de iscas de frango e jilozinhos empanados na cerveja, acompanhados de croquetes caseiros e servidos com barbecue artesanal. De volta ao pódio, o bicampeão Bar do Abílio ficou com o terceiro lugar, com o “Frango crock”, tirinhas de frango empanadas com cerveja e flocos, servidas com molho especial do bar, um dos mais queridos de Juiz de Fora.

IngredientesTambém foram premiados, por venderem mais unidades de Brahma Extra em relação às outras cervejas, a Estação Persa (3º lugar), o Empório do Sabor (2 º lugar) e o Lucas Bar (1º lugar). Cada um recebeu R$ 3.000 em melhorias para o estabelecimento da Brahma, cerveja oficial do Comida di Buteco. Como novidade, o Zine Cultural entregou o troféu “Boca Boa” ao Bar Dias, por ter sido o competidor com mais curtidas no Facebook no vídeo gravado pela equipe do site juiz-forano.

Neste ano, os participantes prepararam petiscos que deveriam obrigatoriamente ter cereais em suas receitas. Os pratos foram avaliados por votação popular e por um júri de convidados da organização, com peso de 50% para cada. Os quesitos, que iam de 1 a 10, foram: petisco (que leva 70% da nota), higiene, atendimento e temperatura da bebida. A organização do evento computou, em todas as casas participantes, 18 mil votos do público, o que corresponde a um aumento de 47% em relação ao ano passado.

Como em 2016, além desta fase local, o Comida di Buteco terá uma etapa nacional, que elegerá o melhor boteco do Brasil dentre os vencedores de cada uma das 20 cidades participantes do concurso. Enquanto você torce para o Bar do Totonho, que representará Juiz de Fora nesta competição, confira as receitas dos três primeiros lugares e leve a irresistível gastronomia de botequim para sua casa.

Foto: DivulgaçãoSabor mineiro – Bar do Totonho

1kg de costela de porco
½ copo de óleo
3 colheres (sopa) de massa de tomate
1 copo de água
1 colher (sopa) de tempero pronto
250g de farinha de milho
200g bacon
150g linguiça
6 ovos
½ xícara de milho verde cozido
½ kg de abóbora japonesa
1 colher de azeite
1 colher de manteiga
Cheiro-verde
½ tablete de caldo de bacon
½ xícara de leite
Temperos a gosto

Modo de preparo

Foto: DivulgaçãoDoure a costela no óleo, escorra e cozinhe por cerca de 30 minutos na água. Reserve. No caldo do cozimento, acrescente um pouco de massa de tomate e leve ao fogo até engrossar. Tempere a gosto e reserve para cobrir a costelinha.
Para a farofa, doure o bacon com a linguiça, acrescente alho, ovos, milho, cheiro-verde e a farinha de milho. Para o purê, cozinhe a abóbora até chegar ao ponto de cozida, com sal. Escorra a água e amasse até ficar homogênea. Reserve. Em uma panela, doure a cebola na manteiga, dissolva o caldo de bacon, e então acrescente a abóbora amassada, o leite e o cheiro-verde, mexendo até chegar ao ponto de purê.

O conteúdo continua após o anúncio

Three Little Birds – Canto da Mata

Ingredientes

3 jilós
200g de frango
200g de carne bovina
2 latas de cerveja
1 medida da lata de farinha de trigo
Pimenta-do-reino
Sal, salsa e cebolinha, limão, folhas de louro
Óleo para fritar
Farinhas de milho e de rosca
1 ovo

Modo de preparo

Foto: DivulgaçãoComece preparando um creme de cerveja. Misture a lata de cerveja gelada e 300 gramas de farinha de trigo em um recipiente. Acrescente sal, pimenta-do-reino e salsa picadinha. Reserve na geladeira. Tire a casca e fatie os jilós, reservando em um recipiente com água e suco de meio limão. Espere 5 minutos, escorra a água e tempere com sal e alho. Empane com o creme de cerveja e frite até dourar. Para as iscas de frango, corte o peito de frango em cubos médios, tempere com uma colher de chá de vinagre, sal a gosto, alho picado, salsa e cebolinha. Empane no mesmo creme de cerveja e frite até dourar. Para os croquetes, refogue a carne temperada no alho e cebola, louro, sal e pimenta. Quando dourar, acrescente água e uma lata de cerveja e deixe cozinhar até a carne ficar macia. Desfie a carne. Ao caldo da carne, misture farinha de milho, fazendo um angu. Espere soltar da panela e acrescente a carne, fazendo uma mistura homogênea. Depois enrole, empane com ovo e farinha de rosca e frite.

Frango crock – Bar do Abílio

Ingredientes

400g de filé de frango
200g de aveia em flocos
1 copo (200ml) de farinha trigo
200ml de cerveja
5 folhas de sálvia
Sal
Pimenta-do-reino
Modo de preparo

Corte os filés em tiras, tempere com sal, pimenta e sálvia. Misture a cerveja e a farinha e empane os filés. Por fim, passe na aveia e frite em óleo quente.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia