Morar bem | Portas Pivotantes

Imponência. As portas pivotantes têm marcado cada vez mais presença nas entradas de casas e apartamentos. Pela versatilidade de materiais com que podem ser feitas, desde madeira, vidro, aço, metal e até fazendo um mix entre as texturas de forma harmônica, elas se adaptam a qualquer projeto de arquitetura, e isso faz com que esse […]

Por Guilherme Arêas

17/06/2017 às 07:00hs - Atualizada 16/06/2017 às 13:43hs

Imponência. As portas pivotantes têm marcado cada vez mais presença nas entradas de casas e apartamentos. Pela versatilidade de materiais com que podem ser feitas, desde madeira, vidro, aço, metal e até fazendo um mix entre as texturas de forma harmônica, elas se adaptam a qualquer projeto de arquitetura, e isso faz com que esse tipo de porta seja um item de destaque nos projetos de arquitetura e decoração.

Modernas e elegantes, são ótimas opções para serem utilizadas nos acessos sociais, pois, como parte da porta é projetada para fora, permite que o morador escolha modelos maiores. Entretanto, nada impede de ser utilizada em toda parte. Ideal para quem tem grandes vãos, tanto na largura quanto na altura.

A porta pivotante se baseia em um eixo vertical, e isso é o que a diferencia das portas convencionais. O sistema com pivôs instalados verticalmente, em cima e embaixo da folha, é o que regula a abertura e dispensa o uso de dobradiças, uma vez que, ao girar, um trecho se projeta para fora e uma parte menor da folha gira no sentido contrário proporcionando uma economia de espaço.

Pelo seu design mais arrojado pode ser projetada em qualquer dimensão de vão. Todavia, para escolher o tamanho ideal da porta, é preciso considerar que a sua largura total não seja a mesma do vão livre de passagem, uma vez que 10cm ou mais da folha serão usados para basear a rotação do eixo. É importante lembrar que um vão livre tem no mínimo 80cm de largura e 210cm de altura, e o posicionamento do eixo varia de acordo com o modelo escolhido. Um pé direito mais alto irá permitir que a porta se estenda da altura convencional, então, por que não abusar?!

O conteúdo continua após o anúncio

Alguns cuidados devem ser observados. As portas pivotantes devem ser pensadas e confeccionadas de acordo com as características do projeto e as condições do ambiente, desde suas dimensões até o material escolhido. Por não deixar as ferragens à mostra, possibilita o uso de materiais mais pesados. Todavia, deve ser projetada e instalada por um profissional mesmo sendo de fácil instalação, e é importante também checar a qualidade dos materiais usados, uma estrutura mais rígida evita que a porta empene depois de algum tempo.

Com relação à segurança, os modelos de portas tradicionais são mais seguros que as pivotantes, por isso é necessário entender as especificidades do modelo e também em qual local da casa ele se encaixaria melhor. Entretanto, apostando em fechaduras mais seguras, nada vai tirar o brilho, a elegância e a imponência dessa porta sofisticada e contemporânea.

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia