Me aqueça neste inverno

É só os termômetros baixarem que a gente já fica cheio de desejos de delícias invernais: chocolates, vinhos, cafés e, claro, os caldos, rei da gastronomia da estação. No ano passado, listamos nesta seção alguns dos estabelecimentos que são referências na cidade e em suas regiões de atuação por esta iguaria tão típica dos dias […]

Por Júlia Pessôa

19/05/2017 às 07:00hs - Atualizada 19/05/2017 às 07:56hs

É só os termômetros baixarem que a gente já fica cheio de desejos de delícias invernais: chocolates, vinhos, cafés e, claro, os caldos, rei da gastronomia da estação. No ano passado, listamos nesta seção alguns dos estabelecimentos que são referências na cidade e em suas regiões de atuação por esta iguaria tão típica dos dias mais frios. Mas como opção de comida boa nunca é demais, repetimos a dose agora, indicando outros cinco lugares onde o caldo é um pedido certeiro para aquecer o corpo e dar um abraço de sabor no paladar. Confira.

Botecário

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Aqui não tem miséria. Se você é daqueles que tem medo de pedir outro caldo que não o seu favorito e se arrepender, o Botecário é a boa pedida. A casa oferece rodízio de caldos, com clássicos como canjiquinha, feijão amigo, caldo de feijoada, vaca atolada, angu à baiana, batata com bacon e ervilha. Além destes, o cardápio também pode incluir (dependendo da disponibilidade de ingredientes) delícias com um certo ar de sofisticação, como o caldo de mandioca com camarão e opções doces como a tradicional canjica doce. Dependendo do dia, há um preço único para o consumo do rodízio de petiscos e o de caldos (é sempre bom acompanhar as redes sociais do bar ou dar uma ligadinha para conferir).

Praça Doutor Dirceu de Andrade, Cascatinha
99117-5130

Hop Bar & Café

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Hop é um daqueles cantinhos que a gente tem vontade de visitar no inverno: aconchegante, charmoso e com um atendimento que faz a gente se sentir em casa. Quando esfria, além das iguarias germânicas que são o carro-chefe do charmoso pub, os caldos ganham espaço para aquecer a noite da clientela. No menu, a sopa dourada, creme de abóbora com gorgonzola, é uma das mais pedidas. E da pequena porém infalível cozinha do bar, também saem creme de queijo, feijão amigo e canjiquinha. Além dos caldos, vale provar o Goulash, cozido de carne à base de páprica bem cheio de molho, tradicional da Europa central, e o Knödel de batatas com molho de carne e champignon, preto quente típico da Alemanha.

Rua Visconde de Mauá 387, Santa Helena
99156-7660

Mr Fit

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Para quem não abre mão de ter uma alimentação mais regrada, o Mr. Fit tem uma surpreendente seleção do prato mais querido da estação. Nas versões do restaurante, carnes gordas, como bacon, linguiça e costelinha, são substituídas por cortes magros, e carboidratos brancos como o arroz comum utilizado na canja é trocado pelo integral. Além disso, muitos dos caldos têm como base carboidratos de alto índices glicêmicos, amplamente utilizados na culinária fit, como mandioquinha e batata-doce. No cardápio, tem caldo de abóbora, cenoura com gengibre, detox de chá verde, ervilha, batata-doce, mandioquinha, vegetariano, caldinho de feijão e canja integral. Dieta não é mais desculpa para renegar os caldos. (Ah, dá pra pedir no ifood e pelo Robin Food!)

Shopping Jardim Norte
3321-9777

O conteúdo continua após o anúncio

 

Salvaterra

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Que o Salvaterra é referência em comida mineira na cidade, a gente sabe. Mas que a casa dá um bom caldo com seus caldos (desculpem-me pelo trocadilho infame), nem todo mundo tem conhecimento. Desde que maio começou, o local oferece diariamente opções que conhecemos e amamos: feijão amigo, canjiquinha e vaca atolada. Além destes, todos os dias tem um especial, preparado com ingredientes mais nobres, no menu que muda diariamente. O melhor é que você nem precisa ir até a entrada da cidade, no bairro homônimo ao restaurante, para se render às delícias caldosas do Salvaterra, eles estão no cardápio da unidade do Alto dos Passos – outro ponto do Salvaterra que nem todo mundo ficou sabendo.

Rua Dom Viçoso 98, Alto dos Passos
3212-6777

Salsa Parilla

(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Mal foi inaugurada, a unidade no Alameda já chegou causando. Durante a temporada de frio, todos os dias o restaurante servirá uma seleção de caldos a partir das 17h. Entre as opções, canjiquinha, vaca atolada, ervilha com bacon, mandioca com carne seca e baroa com gorgonzola e uns mais diferentões, como o Galopé, de galo com pé de porco, o de abóbora com camarão e o de pinto (de frango desfiado com mandioca e batata). O esquema é de self-service a quilo, então você pode degustar quanto quiser dos caldos que quiser.

Rua Morais e Castro 300, Alto dos Passos
3026-1050

 

Leia também

Desenvolvido por Grupo Emedia