Publicidade

07 de Junho de 2014 - 07:00

Prova é a mais longa do 28º Ranking PJF de Corridas de Rua; especialista dá as dicas

Por Guilherme Arêas

Compartilhar
 

 

A largada da prova mais longa do Ranking Prefeitura de Juiz de Fora de Corridas de Rua 2014 será dada às 8h deste domingo (8). Serão 21km entre a entrada do Clube Dom Pedro II, na Avenida Brasil, até a sede da Indústria de Material Bélico do Brasil (Imbel), na altura do Bairro Benfica, onde os atletas retornam para o ponto inicial. Considerada uma corrida de longa distância, a terceira Meia-Maratona de Juiz de Fora, quinta etapa do ranking, vai reunir cerca de 800 atletas para a prova principal. Boa parte deles vem de cidades da região e de outros estados.

Para o treinador Fabiano Bastos, um amador bem treinado pode completar o percurso entre 1h40min e 2h de duração. Já os corredores de elite conseguem cumprir o trajeto com cerca de 1h15min. "A prova vai ser feita em um percurso plano, sem muito aclive ou declive, o que ajuda o atleta a manter um ritmo, uma passada cadenciada. Mas ela exige boa hidratação", adverte.

Devido à importância de ter feito uma boa preparação e de obter informações sobre a prova, a organização preparou um congresso técnico, apenas para os inscritos na corrida de 21km, às 19h deste sábado, no Centro de Eventos do Hotel Victory Business (Avenida Presidente Itamar Franco 1.850, São Mateus). O local é o mesmo onde os atletas devem retirar o kit de corrida, no horário entre 10h e 20h. Durante a prova, oito pontos de hidratação estarão disponíveis, sendo que um dele contará com bebida isotônica. O percurso é praticamente todo plano, mas o asfalto apresenta desníveis em pontos da Avenida Garcia Paes Rodrigues, no Acesso Norte.

Para as pernas e pulmões que ainda não aguentam encarar uma meia-maratona, a prova oferece corrida mais curta, de 10km, mas que também exige preparação do competidor. O retorno será feito na altura do supermercado Makro. Há ainda a opção de uma caminhada de 3km, com retorno na Ponte Domingos Alves Pereira, a Ponte Vermelha de Santa Terezinha. Contando as três modalidades, cerca de 1.500 participantes devem tomar as ruas das regiões Nordeste e Norte neste domingo. Todos devem retirar seus kits no Victory. No dia da prova, os atletas das corridas de 10km e 21km devem retirar seus chips a partir das 6h30, no local da largada. A corrida é organizada pela MVT Sports e Saúde Performance.

 

Interdição

Por conta da realização da prova, a Secretaria de Transporte e Trânsito (Settra) interdita desde as 5h de hoje a Avenida Brasil (margem direita), entre as ruas Tereza Cristina e Oscar Surerus; a Travessa Nestor de Magalhães (Partido Alto); a Avenida Garcia Rodrigues Paes (Acesso Norte), entre o Viaduto Ramirez Mozzato Gonzalez e o trevo de acesso ao Bairro Araújo, ficando o trevo liberado para o trânsito de veículos. A liberação total destes pontos está prevista para as 14h, podendo ser parcial, conforme a evolução do evento.

A partir das 8h serão interditadas parcialmente, somente para passagem dos atletas, a Avenida Brasil, próximo ao Clube Dom Pedro II, e as outras vias que formam o trajeto da corrida. Os veículos, no sentido Zona Norte/Centro, poderão realizar o seguinte desvio: ruas Henrique Burnier, Tereza Cristina, Coronel Vidal e Mariano Procópio, seguindo pela Rua Antônio Lagrota.

Galeria de Imagens

Publicidade

Publicidade

Mais comentários

Ainda não é assinante?

Compartilhe

Publicidade

Encontre um tema na

Pesquisa

Edição impressa

Enquete

Você acha que o subsídio do Governo vai alavancar a aviação regional?